Clínica Santa Lúcia: Câmara vai recorrer de decisão judicial pró-intervenção

Queda de braço com a prefeitura continua: decreto foi derrubado por vereadores por 19 votos a um
quarta-feira, 09 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A clínica Santa Lúcia, em Mury (Arquivo AVS)
A clínica Santa Lúcia, em Mury (Arquivo AVS)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo vai recorrer da decisão judicial que revalidou o decreto do Executivo 955/2021, de 14 de maio passado, concedendo poderes à prefeitura para assumir a gestão da Clínica Santa Lúcia. O decreto havia sido  suspenso pelos vereadores em votação no dia 18 passado.

A Câmara entende que o decreto municipal contém contradições e omissões, pois o município não estaria respeitando a dignidade da pessoa humana prevista no artigo 1º da Constituição Federal. Para o Legislativo, o Executivo também exorbitou suas funções quando previu a contratação de profissionais por RPA (recibo de pagamento autônomo), um sistema que não teria previsão legal.

Segundo a prefeitura, o município ingressou com uma Ação Declaratória de Nulidade em face da Câmara Municipal de Nova Friburgo e obteve decisão favorável, emitida pela juíza Fernanda Sepulveda Terra Cardoso Barbosa Telles, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Comarca, em 7 de junho. Em sua decisão, “a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva suscitou a usurpação da atribuição privativa do Poder Executivo de organizar política pública em saúde mental, pugnando pela cassação do Decreto Legislativo e restabelecimento dos efeitos do Decreto do Poder Executivo Municipal à luz do artigo2º da Constituição da República”. Ainda de acordo com a decisão, “o decreto legislativo em questão apresenta vício formal de inconstitucionalidade, visto que trata de matéria cuja iniciativa é privativa do Chefe do Poder Executivo, em ofensa aos princípios da simetria, da independência e da harmonia dos Poderes, consagrados no artigo 10 da Constituição do Estado do Rio  e no artigo 2º da Constituição da República.” Com a revogação do Decreto Legislativo, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde e Procuradoria-Geral, definirão os próximos passos sobre a Clínica de Repouso Santa Lúcia.

Com o decreto de 14 de maio, a prefeitura tentou intervir na Casa de Repouso Santa Lúcia, além de não renovar o contrato para a prestação de serviço de internação psiquiátrica a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Johnny Maycon quer assumir a administração da clínica por 180 dias e fazer a desinstitucionalização dos pacientes internados, através da aplicação de residências terapêuticas, por recomendação do Ministério Público Estadual, que pede a extinção manicomial.

A clínica recorreu à Justiça e, quatro dias depois, por 19 votos a um, a Câmara Municipal de Nova Friburgo derrubou o decreto. 

A Casa de Saúde Santa Lúcia funciona há mais de 50 anos na RJ-116, no distrito de Mury, abrigando pacientes psiquiátricos encaminhados para internação. Hoje, são aproximadamente 160 internos e cerca de 80 funcionários que trabalham no local. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: