Climatempo prevê apenas 1 grau de mínima em Friburgo nesta sexta

Nova massa de ar polar associada a ciclone no Sul deve derrubar as temperaturas de forma inédita neste inverno a partir de quinta
terça-feira, 27 de julho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Climatempo prevê apenas 1 grau de mínima em Friburgo nesta sexta

Não é fake news: a forte onda de frio prometida para esta quinta-feira, 29, em todo o Brasil deve, segundo o Climatempo, congelar Nova Friburgo sobretudo na sexta-feira, quando a mínima prevista é de apenas 1 grau - algo inédito neste inverno, na cidade.   Até agora, o mínimo previsto foi 3 graus.

Segundo o instituto (veja abaixo), nesta terça e quarta as mínimas permanecem em 10 graus, desabando para 3 graus na quinta; 1 grau na sexta; e 2 graus no sábado. No domingo, 1º de agosto, a situação já começa a mudar, com mínima de 6, devendo subir no decorrer da próxima semana.

A massa de ar polar associada a um ciclone extratropical que está se formando no Sul já começou a mudar o tempo no estado de São Paulo nesta terça, 27. O sistema pré-frontal, que antecede a mudança do tempo, mantém o tempo ensolarado e sensação de calor também no Rio. Em Friburgo as máximas estão em 22 graus nesta terça e quarta, caindo para 14 na quinta.

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta via SMS de queda acentuada de temperaturas, desta terça até sábado.

Em agosto de 2020, 2,3 graus

No ano passado, o dia 3 de agosto foi a manhã mais fria na Região Serrana do Rio, segundo o Inmet. Em Nova Friburgo, a temperatura mínima oficial foi de 2,3 graus na localidade rural de Salinas. 

A onda de frio que está para chegar  deve ser a mais forte do que as duas já registradas neste inverno, no fim de junho e na semana passada. Na madrugada da última terça-feira, 20, por exemplo, Nova Friburgo registrou recorde oficial de 3 graus neste ano e temperaturas negativas no Pico do Caledônia, além de geada ao amanhecer.

Segundo o site Climatempo, os principais modelos numéricos de previsão do tempo indicam que o frio começará a avançar pelo Brasil, desde o Sul do país, a partir desta terça, 27. Há chance de temperaturas negativas e neve nas serras catarinense e gaúcha. Nas áreas mais altas do Sudeste, como Nova Friburgo, é prevista a formação de geada.

O ciclone extratropical associado a esta massa de ar polar estava se organizando sobre o mar nesta segunda-feira, 26, próximo ao litoral da Argentina e do Uruguai.  Na quarta-feira, esse sistema deve ganhar força e começar a avançar em direção ao litoral gaúcho. A circulação ciclônica, no sentido dos ponteiros do relógio, acontece ao mesmo tempo em vários níveis da atmosfera, injetando umidade sobre o continente. A combinação de um ciclone extratropical próximo do litoral da Região Sul e a entrada de muito ar frio é a situação ideal para a formação de neve. O mar também deve ficar agitado, com ressaca.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima