CIEE registra aumento de vagas de estágio

Desde o início da pandemia esse é o melhor resultado, considerando a maior queda durante o mês de abril devido à covid-19
sexta-feira, 07 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem pela primeira vez desde o início da pandemia. O mês de junho apresentou crescimento de 99,34% no número de novas vagas de estágio e 101,48% no número de vagas para aprendizes se comparado ao de abril, primeiro mês afetado por medidas de restrição em razão do isolamento social. No entanto, considerando o primeiro semestre deste ano, o CIEE observou, no geral, queda de 32% nas contratações de estagiários e aprendizes, entre março e junho, em comparação com o mesmo período de 2019.

De acordo com o superintendente do CIEE no Estado do Rio, Paulo Pimenta, a pandemia da Covid-19 mudou os planos das empresas. “Tivemos uma retração nas contratações, sendo a maior redução nos estágios", revelou. Os setores que mais tiveram queda na oferta de vagas foram Direito, Administração e Pedagogia. Em 2019, a média de oportunidades oferecidas ficava em cerca de mil novos postos, atualmente, o número caiu para 700 vagas de estágio por semana.

“As empresas estão contratando bem menos estudantes, mas continuam contratando. A tendência é de alta com a retomada gradual das atividades. As oportunidades devem voltar a crescer a partir de agora, período em que começam as contratações para o Natal. Aos poucos, as empresas estão repondo estagiários e aprendizes. De março a junho deste ano, tivemos uma queda de cerca de 30% no número de estagiários e de 2% no número de aprendizes. Mas, já nos primeiros 13 dias do mês de julho, tivemos uma recuperação de cerca de 2% no índice de estágios e de 1,4% na aprendizagem. Os empresários estão cautelosos devido à pandemia. É importante que os estudantes fiquem atentos às vagas", pontuou Pimenta.

Os jovens interessados podem fazer o cadastro on-line na página do CIEE/Rio e verificar as vagas abertas, de acordo com o seu perfil. Quem já for cadastrado deve atualizar seus dados. Os candidatos estão sendo chamados por e-mail, e os processos seletivos vêm sendo realizados por entrevistas de vídeo.

 

LEIA MAIS

Acordo foi assinado para que alunos adquiram experiência profissional

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: CIEE | estágio