CIEE registra aumento de vagas de estágio

Desde o início da pandemia esse é o melhor resultado, considerando a maior queda durante o mês de abril devido à covid-19
sexta-feira, 07 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem pela primeira vez desde o início da pandemia. O mês de junho apresentou crescimento de 99,34% no número de novas vagas de estágio e 101,48% no número de vagas para aprendizes se comparado ao de abril, primeiro mês afetado por medidas de restrição em razão do isolamento social. No entanto, considerando o primeiro semestre deste ano, o CIEE observou, no geral, queda de 32% nas contratações de estagiários e aprendizes, entre março e junho, em comparação com o mesmo período de 2019.

De acordo com o superintendente do CIEE no Estado do Rio, Paulo Pimenta, a pandemia da Covid-19 mudou os planos das empresas. “Tivemos uma retração nas contratações, sendo a maior redução nos estágios", revelou. Os setores que mais tiveram queda na oferta de vagas foram Direito, Administração e Pedagogia. Em 2019, a média de oportunidades oferecidas ficava em cerca de mil novos postos, atualmente, o número caiu para 700 vagas de estágio por semana.

“As empresas estão contratando bem menos estudantes, mas continuam contratando. A tendência é de alta com a retomada gradual das atividades. As oportunidades devem voltar a crescer a partir de agora, período em que começam as contratações para o Natal. Aos poucos, as empresas estão repondo estagiários e aprendizes. De março a junho deste ano, tivemos uma queda de cerca de 30% no número de estagiários e de 2% no número de aprendizes. Mas, já nos primeiros 13 dias do mês de julho, tivemos uma recuperação de cerca de 2% no índice de estágios e de 1,4% na aprendizagem. Os empresários estão cautelosos devido à pandemia. É importante que os estudantes fiquem atentos às vagas", pontuou Pimenta.

Os jovens interessados podem fazer o cadastro on-line na página do CIEE/Rio e verificar as vagas abertas, de acordo com o seu perfil. Quem já for cadastrado deve atualizar seus dados. Os candidatos estão sendo chamados por e-mail, e os processos seletivos vêm sendo realizados por entrevistas de vídeo.

 

LEIA MAIS

Acordo foi assinado para que alunos adquiram experiência profissional

Centro de Integração Empresa Escola também beneficia jovens de Nova Friburgo encaminhando-os para primeiro emprego

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: CIEE | estágio