Moradores e comerciantes do Centro entraram em contato com a redação de A VOZ DA SERRA para denunciar que vem aumentando nas calçadas a quantidade de lixo descartado junto às caixas coletoras e a falta de manutenção de alguns contêineres.
“A prefeitura está entulhando a cidade de enfeites de Natal. No entanto, o Centro especificamente está entulhado de lixo. Os comerciantes descartam o lixo de suas lojas durante o dia em horários diferentes do roteiro de coleta e, para piorar, muitos contêineres estão danificados e não foi feita a reposição. Temos no mesmo lugar enfeites de Natal e lixo. Uma total desarmonia e falta de administração. Uma das soluções seria mais horários de retirada de lixo nessa época do ano”, esclareceu uma moradora.
É importante ressaltar que, para uma sociedade viver em harmonia é necessário ter bom senso e, entre as obrigações dos moradores, também está o acondicionamento do lixo em embalagens adequadas respeitando o horário das coletas, evitando assim exposição de resíduos na rua, que acabam sendo, em algumas vezes, espalhados por animais e até mesmo por populares.
Quando os resíduos ficam muito tempo expostos, ao relento, acabam criando vetores de doenças (como moscas), podem entupir galerias caso sejam levados pela chuva, resultam em cheiro ruim e chorume (líquido formado a partir da decomposição do lixo) e são revirados por animais de rua.
O que diz a prefeitura
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo, que em nota informou que “o ideal, por questões de agilidade, é que os denunciantes procurem diretamente o poder concedente e a concessionária EBMA, para que a situação possa ser apurada. Caso o problema persista, o cidadão pode encaminhar denúncia com fotos e informações de locais onde ocorrem os casos para que a Prefeitura possa notificar formalmente a empresa responsável.”
A importância do educação ambiental
A educação ambiental é importantíssima para a sociedade pois possibilita uma nova visão sobre o mundo a partir do conhecimento de novos modos de vida, consumo, produção e também de alternativas que viabilizam nossa existência. A educação ambiental permite que a população entenda como pequenas atitudes em nosso cotidiano podem ser de extrema relevância para o planeta como um todo, como o consumo exagerado de recursos naturais (petróleo, água, madeira e animais).
A partir da educação ambiental é possível conscientizar as pessoas em relação à necessidade de conservar o meio ambiente e, consequentemente, esse fantástico planeta em que habitamos a fim de garantir um futuro saudável a todos.
Nova Friburgo recicla apenas 0,11% do que é coletado
Em 2021, mais de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos pós-consumo, com potencial de reciclagem, foram enviados para aterros no Estado do Rio de Janeiro. Esse volume representa mais de R$ 2 bilhões em recursos, literalmente enterrados, ou seja, que foram parar no lixo. A separação de resíduos sólidos urbanos, representada pelo percentual de coleta seletiva, permanece tímida em todo o território fluminense: 1,3% do total. Os números fazem parte do Mapeamento de Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro 2023, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado (Firjan).
E os dados do estudo demonstram que a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Nova Friburgo é incipiente. O município recicla apenas 0,11% dos resíduos coletados. Em 2021, foram recolhidos mais de 78 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e apenas 90 toneladas foram resíduos recicláveis coletados seletivamente, o que corresponde a apenas 0,11% do total.
Deixe o seu comentário