Os reflexos da ciclovia adaptada há poucas semanas em uma das faixas do trecho inicial da Avenida Euterpe Friburguense já são sentidos em diversas instâncias. A ciclovia já mudou o comportamento de motoristas, pedestres, ciclistas e comerciantes, além de alteroar a rotina da prestação de serviços na localidade.
Um exemplo é o serviço de coleta de lixo. Antes, o lixo era depositado na calçada e os funcionários da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA) faziam o recolhimento. Atualmente, por conta da ciclovia, alguns coletores se adiantam ao caminhão para juntar as sacolas e concentrá-las em alguns pontos da ciclovia. Em questão de minutos, o caminhão de lixo recolhe tudo.
Talvez para facilitar o serviço dos coletores, alguns moradores têm concentrado sacolas de lixo em diferentes pontos da ciclovia. O fato chamou a atenção do entregador Conrado Stroligo, na última segunda-feira, 28. Para fazer entregas, ele utiliza a bicicleta como meio de transporte, e enquanto realizava o serviço, fez o flagrante fotográfico.
Chamou a atenção dele não ter avistado nenhum caminhão ou funcionário da EBMA recolhendo lixo. As fotos mostram dois momentos, do mesmo dia. “Ontem (segunda-feira) a ciclovia estava com lixo na metade da pista. Para desviar, tive que avançar a contramão da ciclovia.”, relatou Conrado que disse também ser comum ver carros estacionados ao longo da ciclovia.
A prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Serviços Públicos está em contato com a Empresa EBMA para solucionar o problema.
Deixe o seu comentário