Chuvas que dominaram este verão devem continuar no outono que está para começar

Como no ano passado, La Niña deve seguir provocando instabilidades pelos próximos três meses e atrasar estiagem para a primavera
terça-feira, 09 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Céu escuro em Nova Friburgo (Foto: Luiz Claudio Rosa)
Céu escuro em Nova Friburgo (Foto: Luiz Claudio Rosa)

As chuvas, por vezes contínuas e volumosas, outras vezes rápidas e isoladas, que dominam a paisagem friburguense desde novembro passado devem continuar no outono, que começa oficialmente daqui a 11 dias, no próximo dia 20. Em 24 de novembro de 2020, faltando menos de um mês para o início do verão, A VOZ DA SERRA já noticiava que a estação mais quente do ano seria bem chuvosa devido ao fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico).

Um relatório recente do Instituto de Pesquisas Internacionais para o Clima e Sociedade (IRI), ligado à Universidade de Columbia, nos EUA, aponta para a continuidade do La Niña nos próximos meses. Isso pode provocar, no Brasil, um outono mais úmido e uma primavera mais seca em 2021. Segundo o Canal Rural, a tendência é de chuva acima da média em algumas áreas do Sudeste nos próximos três meses. 

La Niña facilita umidade

 Em 2020, a primavera em Friburgo também foi bem seca, com longos períodos de estiagem e recordes de calor registrados no mês de setembro. As chuvas que marcam presença até agora só chegaram no fim de outubro.

A presença do La Niña facilita a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o verão - o canal de umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuvas persistentes e volumosas durante o verão brasileiro. Por outro lado, o aquecimento do Oceano Atlântico provoca áreas de baixa pressão e até ciclones subtropicais em alto-mar que, em associação com a  ZCAS, deixam o tempo ainda mais instável, como acontece agora.

Enxurrada e morte em Sumidouro

Em Sumidouro, um forte temporal no fim desta segunda-feira, 8, provocou a morte de uma motociclista e causou estragos na zona rural do município. A vítima foi um agricultor que estava numa motocicleta que foi arrastada pela  enxurrada.  Em pouco mais de uma hora, segundo a Defesa Civil, choveu 76mm no município.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima