Chuvas: Prefeitura e Estado têm 15 dias para apresentar medidas de proteção

Prazo é resultado de decisão favorável à ação do MP e visa evitar novos desastres no Vale dos Pinheiros e Lagoinha
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: MPRJ)
(Foto: MPRJ)

 A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo obteve decisão favorável à ação civil pública ajuizada para que o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Nova Friburgo identifiquem moradores expostos a riscos de deslizamentos provocados pelas chuvas nos bairros Lagoinha e Vale dos Pinheiros, e indiquem medidas que serão adotadas para protegê-los. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi comunicado da decisão, da 3ª Vara Cível de Nova Friburgo, nesta terça-feira, 14.

De acordo com a decisão, assim que intimados pela Justiça, os réus têm 15 dias para produzir um relatório identificando o quantitativo de pessoas (moradores e transeuntes) expostas a risco nas localidades, inclusive com a valoração/graduação atualizada do risco. Além disso, deverão apresentar medidas de curto prazo que serão adotadas para a salvaguarda das pessoas e bens expostos aos riscos inerentes a possíveis deslizamentos provocados pelas chuvas.

A ação civil pública reitera a necessidade da retomada de intervenções já iniciadas nas Ruas Souza Cardoso, Franklin Roosevelt e Visconde de Abaeté, além da deflagração de licitação para intervenção na Alameda Eduardo Guinle.

Em sua decisão, o Juízo destaca que a ação já teve decisão favorável, ainda não cumprida pelo estado e pelo município. “Ocorre que, mesmo cientes do inteiro teor da decisão e do longo tempo decorrido, as manifestações dos entes públicos não demonstram o efetivo cumprimento das determinações judiciais e nem mesmo o real interesse na resolução do problema noticiado, sendo patente a recalcitrância e mesmo a desconsideração dos riscos e dos laudos técnicos apresentados”, destaca um dos trechos da decisão. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: