A Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa neste domingo, 10, com a festividade do Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de sua condenação, crucificação , morte e ressurreição. Neste dia são promovidas procissões com distribuição de ramos aos fiéis nas igrejas. Essas celebrações voltarão a acontecer após dois anos de restrições às atividades presenciais por causa da pandemia da Covid-19.
Na Catedral São João Batista, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, vai presidir a celebração do Domingo de Ramos, precedida da benção dos ramos na Praça Getúlio Vargas, às 9h, seguida de procissão até a catedral e missa, às 10h, tudo com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).
Na terça-feira santa, 12, às 19h haverá a Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais e Bênção dos Santos Óleos, presidida por Dom Luiz Antônio. Na quarta-feira, santa, 13, será realizada a Procissão do Encontro, às 19h, com culminância na Catedral. Já na quinta-feira santa, 14, a programação contará com a missa da Ceia do Senhor, às 19h, seguida de vigília até às 23h.
Na sexta-feira da Paixão, 15, a vigília eucarística será retomada das 6h às 14h, seguida da celebração da Paixão com a liturgia da cruz, às 15h, e presidida pelo bispo. Às 18h será realizada a procissão do Senhor Morto, nas imediações da catedral.
No sábado santo, 16, o bispo presidirá a solenidade da Vigília Pascal, a partir das 19h30 na catedral e no Domingo de Páscoa, 17, haverá missas na catedral às 8h, 10h (com Dom Luiz Antônio), 17h e 19h.
Deixe o seu comentário