O Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, está oferecendo 7.550 vagas para o terceiro período letivo de 2025. A iniciativa é voltada para professores e profissionais da educação básica. Os cursos são gratuitos e realizados de forma online. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 7 de setembro na página https://www.cecierj.edu.br/extensao.
Cada candidato pode se inscrever para até duas disciplinas de 30 horas, sendo que, após completar quatro disciplinas (120 horas), receberá um certificado de curso de atualização para professores de 120 horas expedido pela Fundação Cecierj. As aulas online vão acontecer de 16 de setembro a 8 de dezembro.
Atualização
Neste último trimestre de 2025, o Programa de Formação Continuada de Professores vai ofertar 37 diferentes disciplinas sobre temas atuais para a prática docente nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Especial e Inclusiva, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional, sendo que 13 destas disciplinas são propostas totalmente novas em sua primeira oferta.
Na área de Ciências da Natureza, por exemplo, existe a possibilidade de buscar atualização sobre as inovações no ensino de biotecnologias ou microbiologia, conhecer mais sobre como ensinar a química ou a física do dia a dia com disciplina como “O fantástico mundo dos polímeros” e “Física em movimento: aplicações cotidianas para um ensino relevante”. É possível ainda se aprofundar em temas atuais como na nova disciplina “A inteligência artificial no ensino de ciências e a discussão do pensamento crítico”.
Já na Matemática, uma das principais novidades é a oferta da disciplina “GeoGebra na sala de aula”, uma ferramenta digital para o professor que quer inovar no ensino de geometria plana e espacial. Há também uma nova oferta do curso preparatório para o mestrado para mestrado profissional em Matemática (Profmat).
Na área de Ciências Humanas serão diversas oportunidades com foco em Antropologia, Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Dois dos novos cursos em oferta nesta área são: “Tecer em história: os usos da história local em sala de aula” e “Vozes da independência: as heroínas do 2 de julho da Bahia”.
Na área de “Prática Docente” e “Educação Especial e Inclusiva” há um leque de opções para fortalecer as práticas docentes inclusivas na educação básica, como uso de jogos tabuleiro em sala de aula, princípios da propriedade intelectual para prática docente, bem estar e promoção da saúde mental do professor no dia a dia da escola. Já a área de Tecnologias Educacionais apresenta propostas inovadoras com foco na discussão mais atual deste momento – O uso prático da Inteligência Artificial na educação básica.
Deixe o seu comentário