Cartórios de Friburgo já registraram o dobro de óbitos por Covid: 42

Prefeitura muda justificativa: nem todos os registros são de moradores
sexta-feira, 05 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Cartórios de Friburgo já registraram o dobro de óbitos por Covid: 42

Com o crescimento do números de casos confirmados e óbitos causados pelo coronavírus, alguns dados chamam a atenção, como o crescimento – a nível nacional – das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em busca de informações referentes a Nova Friburgo, A VOZ DA SERRA teve acesso ao portal da transparência dos cartórios de registro civil do Brasil, que apontam dados, no mínimo, alarmantes sobre a situação do município no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o gráfico ao qual tivemos acesso, que apresenta os registros de óbitos por doenças respiratórias, em todo o Brasil, em 2019 e 2020 – com possibilidade de filtrar a busca por estado e município -, são detalhadas as mortes ocorridas em determinado período ocasionadas por Covid-19, SRAG, pneumonia, insuficiência respiratória, septicemia (infecção generalizada), causa indeterminada e demais óbitos.

Se compararmos o número total de mortes ocorridas entre 1º de janeiro e 4 de junho deste ano e do mesmo período de 2019, a diferença não é gritante. Enquanto no ano passado foram registrados 634 óbitos, no mesmo período de 2020 foram 687 mortes, ou seja, 53 a mais, um aumento de 8,35% no total de óbitos registrados. Quando filtramos os dados para as mortes ocasionadas por SRAG, essa diferença é ainda menor. Enquanto de janeiro a junho de 2019 foi registrada apenas uma morte, em 2020 foram duas, um aumento irrisório.

O dado que mais chama a atenção é com relação às mortes ocasionadas por Covid-19. Em 2019, antes da pandemia, obviamente nenhuma morte por este motivo foi registrada no município. Só que de janeiro a junho deste ano, segundo o Portal da Transparência dos cartórios de registro civil do Brasil, Nova Friburgo registrou 42 mortes em decorrência da Covid-19, número bem maior que o divulgado nos boletins da prefeitura. De acordo com a última atualização feita na quarta-feira, 3, o município conta atualmente com 24 óbitos confirmados pelo coronavírus – uma diferença de 18 casos, ou 42,85% menor que o divulgado pelos cartórios.  

Outro dado importante é que neste ano foram registradas nove mortes por causas indeterminadas, quando o óbito está ligado a doenças respiratórias, mas não conclusivas. No mesmo período de 2019 (janeiro a junho) não foi registrada nenhuma morte por causa indeterminada em Nova Friburgo.

Os dados

De 1º de janeiro a 4 de junho de 2020 foram registrados 687 óbitos em Nova Friburgo. Destes, 42 foram ocasionados por Covid-19, dois por SRAG, 125 por pneumonia, 54 por insuficiência respiratória, 95 por septicemia, nove por causas indeterminadas e 360 por outras causas. No mesmo período de 2019 os cartórios friburguenses registraram 634 mortes, sendo uma por SRAG, 118 por pneumonia, 62 por insuficiência respiratória, 108 por septicemia e outras 345 por causas diversas, que não as relacionadas acima. Cabe destacar que neste mesmo período de 2019 não foi registrado nenhum óbito por causa indeterminada (foram nove neste ano) e, obviamente, nenhuma morte por Covid-19.

As estatísticas apresentadas no portal da transparência dos cartórios de registro civil  se baseiam nas declarações de óbito registradas nos cartórios do país relacionadas à Covid-19, sendo apresentada apenas uma causa para cada óbito. Cabe ressaltar que nas declarações de óbito, a causa mencionada na última linha será a causa básica selecionada como causa da morte, de acordo com as regras da CID-10 – que é a 10ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde Relacionados -, quando a sequência de causas informada pelo médico tiver sido preenchida corretamente. 

O que diz a prefeitura

Questionada por A VOZ DA SERRA sobre a diferença entre os números, a Prefeitura de Nova Friburgo inicialmente informou, em nota, que “quando é atestado o óbito de um paciente com suspeita da Covid-19, os cartórios estão certificando a causa mortis por coronavírus, mesmo que ainda não tenha sido emitido o resultado oficial do laboratório de referência do Estado do Rio de Janeiro. Não há um olhar epidemiológico no momento de certificar o óbito”.

Após a publicação da reportagem, a prefeitura solicitou uma retificação à resposta que ela mesma nos enviada no dia anterior. A nova nota informa o seguinte: “Os boletins emitidos pela Secretaria de Comunicação Social, a partir das informações da Secretaria Municipal de Saúde, são referentes aos residentes no município. Por ser uma cidade polo, que atende a 12 outros municípios do seu entorno, Nova Friburgo recebe pacientes oriundos de outras cidades. Conta com um hospital municipal que é referência e três particulares, que possuem diversos convênios. Portanto, também atendem pacientes de outras cidades. Por certo, certidões de óbitos são emitidas por um cartório situado em Nova Friburgo, mas não significa que todos os registros de óbitos sejam de moradores. A legislação permite que a certidão seja emitida em não domicílio ou, se a família do falecido preferir, em seu município de residência”, esclarece a nota. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra