Cartilha vai estimular a inserção de idosos no mercado de trabalho

O material é destinado tanto a idosos em busca de emprego como a empresários interessados em abrir vagas para profissionais mais experientes
sexta-feira, 07 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Cartilha vai estimular a inserção de idosos no mercado de trabalho

Com o objetivo de incentivar a inserção de maiores de 60 anos no mercado de trabalho, o Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab) – lançou a cartilha "Geração Prateada". O material é destinado tanto a idosos em busca de emprego como a empresários interessados em abrir vagas para profissionais mais experientes.

Dessa forma, a cartilha está disponível para download e pesquisa no site da Setrab apontando benefícios da contratação de trabalhadores com mais de 60 anos. Além disso, destaca o comprometimento com a responsabilidade social das empresas que empregam idosos e traz informações sobre direitos, como recolhimento de INSS e FGTS. A publicação também mostra a importância do trabalho na qualidade de vida e no envelhecimento saudável. No fim do documento, ainda é possível consultar lista com telefones e sites úteis.

Vale ressaltar que a cartilha integra o Programa 60+. Com isso, ela estimula a criação de políticas voltadas para a contratação de trabalhadores nessa faixa etária. Idosos desempregados que tenham membros da família com renda per capita de até um salário mínimo, aposentados que necessitam complementar a renda e internos e egressos do sistema prisional são o público-alvo prioritário. Para incentivar o mercado de trabalho para idosos, a Coordenadoria de Projetos Especiais da Setrab traçou as seguintes diretrizes:

  • Captação de vagas de contratação convencional;
  • Encaminhamento para o mercado de trabalho;
  • Feiras e eventos de encaminhamento para vagas de emprego e estímulo ao empreendedorismo;
  • Palestras e oficinas;
  • Inclusão do programa em espaços da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda;
  • Sensibilização do empresário para a importância de criar/reformular produtos e serviços para atender o público-alvo;
  • Orientação técnica para empresários e novos empreendedores, baseada nas necessidades e anseios do público idoso, com foco no potencial econômico e ativo desta população.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: