Carlos Pecci e Marly Pinel recebem Comenda Barão de Nova Friburgo

Principal honraria concedida pelo município será entregue pela Câmara de Vereadores nesta sexta
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
 Carlos Pecci e Marly Pinel recebem Comenda Barão de Nova Friburgo

A Câmara Municipal entrega nesta quinta-feira, 10, a partir das 9h, em sua sessão ordinária, a Comenda Barão de Nova Friburgo – principal honraria concedida a friburguenses que muito contribuíram em prol da cidade. Os agraciados neste atípico ano de 2020 serão o ginecologista e obstetra, Carlos Pecci, e a cerimonialista, colunista social e símbolo do carnaval friburguense Marly Pinel. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal oficial da casa legislativa no YouTube.

A cerimônia – que também marca a entrega dos títulos de cidadania friburguense a pessoas que não nasceram no município, mas vivem aqui e muito colaboram para o desenvolvimento local através de suas atividades -, é tradicionalmente realizada em 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, no entanto, devido a pandemia do coronavírus, este ano não pode ser realizada da forma habitual.

Porém, as homenagens não deixaram de ser prestadas. Os títulos de cidadania friburguense deste ano foram entregues nas sessões ordinárias desde o último dia 3 de novembro, sendo quatro agraciados por sessão para evitar aglomerações no plenário do Legislativo. Para encerrar as homenagens, o médico Carlos Pecci e Marly Pinel receberão a Comenda Barão de Nova Friburgo.

Os homenageados

Carlos Alberto Pecci tem 86 anos, formou-se em medicina em 1961 e ostenta o título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Foi médico do Hospital Maternidade de Nova Friburgo por cerca de 30 anos e é um dos fundadores da Unimed Nova Friburgo. Também é fundador da seção Centro-Norte fluminense da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro; é médico do Plano GS do Hospital São Lucas, do qual também é membro do conselho administrativo. Também é presidente da Associação Médica de Nova Friburgo desde o ano 2000, sendo reeleito diversas vezes por unanimidade.

Carlos Pecci foi também chefe do departamento de obstetrícia do Hospital São Lucas por cerca de 30 anos, e diretor, chefe de clínicas e chefe de enfermarias do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro. Estima-se que, durante toda sua vida profissional,  Carlos Pecci tenha realizado aproximadamente 30 mil partos em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.

Marly Ribeiro Pinel e Pires, de 84 anos, esbanja saúde e vitalidade por onde passa. Conhecida como a “dama friburguense” e um dos principais ícones do carnaval de Nova Friburgo, é funcionária pública aposentada, foi cerimonialista da prefeitura por 24 anos, é colunista social, apresentadora de TV, membro da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e da Associação Friburguense de Imprensa (AFI).

Marly Pinel também se notabilizou pela participação em grandes eventos, como a inauguração da sala vip do aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, representação da Prefeitura de Nova Friburgo em eventos consulares na capital do Estado, entre outros. Mas é no carnaval friburguense onde ela brilha todos os anos desfilando em todas as agremiações. Ela também já foi homenageada com a Medalha Tiradentes – honraria concedida pelo Governo do Estado do Rio e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública fluminense – e o Diploma Heloneida Studart – instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: