Nova Friburgo já possui um calendário fixo com algumas das mais importantes competições de ciclismo do Estado e do país. O Montanha Cup, o GP das Montanhas e o Route MTB, por exemplo, já estão inseridos na programação oficial de eventos da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). No mesmo compasso, também com natureza privilegiada para este tipo de evento, o município de Cordeiro será sede da abertura do Circuito Carioca de Downhill 2023.
As provas vão acontecer neste fim de semana, dias 4 e 5, no Parque de Exposições Raul Veiga. O primeiro dia de evento será reservado para o treinamento dos competidores. No domingo, 5, às 10h, os ciclistas encaram o percurso e os seus desafios para valer. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cordeiro, por meio das secretarias de Turismo; Esporte e Lazer; Saúde; Agricultura; e Segurança Pública e Trânsito.
O downhill consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso, superando obstáculos. A prova será realizada com a utilização de equipamentos de cronometragem, e os pilotos, de forma individual, descem a trilha com os tempos marcados por esse sistema. De acordo com os organizadores do Circuito Carioca, o objetivo do projeto é viabilizar e estabelecer uma liga sólida, além de centros de treinamento de qualidade, acolhendo e descobrindo novos atletas. Alguns deles, de Nova Friburgo, têm se destacado nos últimos anos na modalidade. Bruno Baeta é um dos principais nomes.
Para a edição deste ano, a categoria feminino não terá taxa de inscrição. Para quem pretende disputar na categoria rígida, o valor é de R$ 50, enquanto os demais inscritos precisam desembolsar R$ 80. Os interessados podem encontrar mais informações através da página oficial do evento no Instagram @circuitocariocadownhill.
De acordo com o calendário estabelecido, as próximas etapas do circuito serão realizadas nos dias 11 e 12 de março, no circuito Rio x Minas, no município de Simão Pereira-MG; 29 e 30 de abril, em Trajano de Moraes; 3 e 4 de junho, em Rio das Flores; 2 e 3 de setembro, em Paraíba do Sul; 7 e 8 de outubro no percurso do Hotel Santa Helena e, fechando a temporada, dias 11 e 12 de novembro, em Niterói.
Talento da região
Além dos já consagrados pilotos friburguenses, mais uma joia da região tem chamado a atenção. Promessa no downhill brasileiro, o cantagalense Elias Robadey, de 21 anos, sagrou-se vice-campeão na categoria Rígida do Campeonato Brasileiro de Downhill 2022, realizado entre 29 e 30 de julho, em Simão Pereira.
Esta foi a primeira vez que o jovem piloto participou de uma etapa nacional de downhill. A competição foi disputada por tempo, onde cada piloto desceu a pista sozinho, com um intervalo entre os participantes. O cantagalense fez o segundo melhor tempo da categoria.
Deixe o seu comentário