Campeonato Friburguense de Rental Kart tem primeira etapa realizada

Próxima etapa acontece no dia 12 de março, a partir das 8h
terça-feira, 07 de março de 2023
por Vinicius Gastin
Pódios foram formados após intensas disputas nesta abertura de temporada (Fotos: Léo Almeida)
Pódios foram formados após intensas disputas nesta abertura de temporada (Fotos: Léo Almeida)

A temporada do Campeonato Friburguense de Rental Kart, competição organizada pela AFK (Associação Friburguense de Kart) começou em grande estilo. Em torno de 60 pilotos aceleraram durante a primeira etapa, no Kartódromo Internacional de Guapimirim, distribuídos nas quatro baterias reservadas para o evento. Sem contar com o início do Torneio do Fominha.

“As condições climáticas estavam razoáveis, sem muito calor, no entanto a pista ainda secava em razão das chuvas da noite anterior. Antes das sessões oficiais foi feita a entrega do kit de inscrição do piloto e brindes, que nesta temporada foram: camisa do campeonato personalizada, adesivo veicular com nova logo AFK e lixeira veicular AFK na cor da temporada. Os treinos livres iniciaram-se com pequeno atraso, natural da primeira etapa, e houve duas sessões de dez minutos cada onde os pilotos puderam familiarizar-se com o traçado e as condições da pista para o dia de disputas”, reporta Kleber Tavares.

Ainda de acordo com os organizadores, alguns poucos incidentes neste primeiro evento, mas nada capaz de comprometer o brilho da etapa. Nesta temporada a AFK promove os campeonatos Friburguense de Kart Amador, o de Estreantes, Masters, Pesados e o Feminino, além do Fominha, este último semestral.

Na primeira corrida, um treino classificatório muito disputado, Jamilson Martins levou a melhor sobre Gilvan “Gauchito”, largando na frente com uma diferença de menos de um centésimo. Na corrida, com a pista ligeiramente mais seca, Gauchito levou a melhor e foi o primeiro vencedor desta quinta temporada da AFK.

Jamilson terminou a prova somente três segundos atrás de Gilvan. Completaram o pódio Otoniel de Carvalho, Dirley Guaceroni e Márcio Freitas, respectivamente na terceira, quarta e quinta posições.

Com a pista um pouco mais seca, a corrida dois foi igualmente disputada. Após o fim da classificação, a primeira boa surpresa da temporada: o piloto estreante Miguel Rosa Antônio cravou a pole com o segundo melhor tempo da semana no KIG para o traçado do mês. Luzes de largada apagadas, Miguel não conseguiu sair bem e acabou por não repetir a boa performance do qualifying, mas definitivamente mostrou a que veio.

Oziel Ribeiro e Leonardo Palermo, respectivamente segundo e terceiro lugares na sessão de classificação, avançaram para ocupar os lugares mais altos do pódio. Completaram o pódio: Álvaro Freitas, Thiago Emmerick e Raphael Otoline.

Na corrida três, João Azeredo fez a pole e a volta mais rápida da corrida, mas Kleber Tavares brilhou e, após ter largado em segundo lugar, roubou a ponta de João, seguindo em primeiro até o fim da prova. Rômulo Leite, Arthur Guerra e João Vicente Guerra completaram o pódio da etapa. Destaque também para a atuação de Thadeu Badini, que chegou em nono lugar após ter largado na última posição do grid.

Na última corrida do dia, Rodrigo Ferreira, mais conhecido como RodF2, não deu chance a ninguém, fazendo a pole e ganhando a etapa com tranquilidade. Glauco Schuabb, embora tenha feito a volta mais rápida da corrida, teve pequenos erros que o afastaram do líder, tendo finalizado a prova em quarto lugar.

Arthur Paladino e Fabrício Sancho, aproveitaram a oportunidade e escalaram o grid, terminando a corrida em segundo e terceiro lugar respectivamente, com performances consistentes. Thiago Rocha fechou o pódio em quinto lugar após ter largado na oitava posição.

A última corrida da programação de domingo para a AFK foi o Torneio Fominha, campeonato criado para atender os pilotos que não se contentam em ir ao KIG e participar somente de uma corrida. O piloto apelidado de fominha é aquele que geralmente participa de tudo no domingo de corrida: das duas sessões de treinos livres, corrida principal, de convidados e se o convidarem para mais alguma bateria ele também está “dentro”.

Com um formato diferente de pontuação, o objetivo aqui é poder proporcionar até a última corrida a possibilidade de título a mais pilotos. Em julho terá a segunda edição.

Logo na sessão classificatória Thiago Emmerick, atual campeão da AFK, cravou a pole - a bateria reuniu três campeões, que ao fim da corrida, se reencontraram no pódio. Do primeiro ao nono lugar do grid na sessão classificatória, a diferença de tempo foi de pouco mais de um segundo. Dirley Guaceroni e Rômulo Leite foram segundo e terceiro lugares. Otoniel e Bruno Miranda completaram o pódio. “A foto foi histórica para a AFK, que teve ineditamente três campeões nos três lugares de mais destaque na corrida. Só faltou você, Adilson Mozer, que enfrentou diversos problemas neste primeiro dia de competição, mas sabemos que virá com motivação redobrada para as próximas corridas”, completa Kleber.

 A próxima etapa acontece no dia 12 de março, a partir das 8h. Nesta temporada, além do Campeonato Friburguense onde todos os pilotos inscritos disputam os troféus ao fim da temporada (para os cinco melhores colocados, com prêmios exclusivos), algumas subcategorias foram criadas para participantes que disputarão títulos, desde que se enquadrem em algumas regras específicas. São elas: categoria feminina, estreantes, pesados e master.

A Associação Friburguense de Kart alimenta a ideia do impulsionar o setor turístico da região, através da sonhada inauguração de um complexo automobilístico. A construção do Kartódromo Internacional de Nova Friburgo teria o objetivo de receber competições nacionais e internacionais, sendo necessário um terreno de aproximadamente 40 mil metros de área e investimento entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões. Há um projeto quase finalizado sobre a pista e mais a área total para outras atividades relacionadas ao automobilismo.

  •  Ano da AFK será repleto de novidades, premiações e a adição da categoria “Fominha”

    Ano da AFK será repleto de novidades, premiações e a adição da categoria “Fominha”

  • Pilotos voltam ao kartódromo no próximo dia 12, para a disputa da segunda etapa de 2023

    Pilotos voltam ao kartódromo no próximo dia 12, para a disputa da segunda etapa de 2023

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: