Campeonato Friburguense de Kart Amador chega à última etapa

Pilotos se preparam para a temporada em 2021, mas também focam no encerramento da atual
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
por Vinicius Gastin
Um dos pódios da Divisão 1: etapa decisiva neste fim de semana
Um dos pódios da Divisão 1: etapa decisiva neste fim de semana

A pandemia alterou a vida de todo o mundo, nos mais diversos setores, e no caso do esporte, modificou quaisquer calendários de competições e provas previamente agendadas. Por esse motivo, ao mesmo tempo em que novos eventos são planejados, os organizadores ajustam as datas para encerrar aqueles não finalizados. É o caso, por exemplo, da Associação Friburguense de Kart.

Como noticiou A VOZ DA SERRA, as inscrições para as copas Júnior (voltada a adolescentes entre 12 e 17 anos) e Caledônia (para pessoas entre 18 e 70 anos) estão abertas até esta segunda-feira, 1º de março, com a primeira etapa prevista para o final do mesmo mês. Em paralelo, o Campeonato Friburguense de Kart Amador 2020/21 terá neste domingo, 28, a décima e última etapa promovida no Kartódromo Internacional de Guapimirim.

De acordo com a programação no site oficial da Associação, as baterias da Divisão 3 terão início às 9h e 9h30. Na sequência, às 10h, é a vez da Divisão 2, e por fim, por volta das 10h30, os pilotos da Divisão 1 aceleram em busca do título.

Com a reabertura do Kartódromo de Guapimirim, a competição foi retomada no dia 5 de julho. O calendário foi esticado para adaptar a competição, após mais de 100 dias de inatividade. O Campeonato Friburguense de Kart Amador - Rental Kart 2020 foi dividido em quatro divisões com peso de lastro único: 90 quilos.

Na Divisão 1, Adilson Mozer, Henrique César Abrantes e Kleber Tavares lideram o ranking. Já na Divisão 2, Thiago Emmerick aparece em primeiro, seguido por Deivid Aljava e Luiz Affonso. Na 3, Rodrigo Villaverde, Denilton Mozer e Ademir Mozer aparecem nas primeiras colocações.

O campeonato também se adequou aos protocolos de segurança estabelecidos pelo KIG em virtude da pandemia. As baterias agora têm duração de 30 minutos ao invés de 20, pois os dez minutos adicionais são reservados para a higienização dos karts e para que o sorteio e a preparação dos pilotos sejam realizados respeitando o distanciamento social. Somente é permitido as entradas dos pilotos no kartódromo, sem acompanhantes.

O projeto da Associação nasceu a partir de um grupo de amigos de Nova Friburgo, com um movimento para tentar viabilizar a construção de um kartódromo no município. Após algumas corridas em Guapimirim, os encontros do grupo se tornaram frequentes, praticamente mensais, e atualmente o grupo reúne mais de 130 participantes.

A partir desse movimento nasceu o FKC – Friburgo Kart Clube, clube amador municipal, voltado para o incentivo da prática do kartismo amador de aluguel (Rental Kart). Esses são apenas os primeiros passos do movimento de Pró-Kartódromo em Nova Friburgo. Já há inclusive a definição do terreno, localizado terreno na rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), entre Campo do Coelho e Conquista.

Há inclusive uma parceria com as universidades Estácio de Sá e Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), através dos departamentos de modelagem computacional. O trabalho resulta na montagem de uma pista virtual para levantar os custos da construção do kartódromo. O desenho e o projeto são assinados por Roberto Pupo Moreno.

 

LEIA MAIS

Briga pelas primeiras posições está cada vez mais acirrada na competição

Disputa continua bastante equilibrada, panorama que deve se manter até o fim

Autódromo de Guapimirim é a casa do kart friburguense mais uma vez em 2022

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: kart