Campeonato Estudantil de Basquete será no final de agosto

Presença maciça do público durante as partidas é uma marca da competição
segunda-feira, 25 de julho de 2022
por Vinicius Gastin
 Competição reúne dezenas de atletas jovens, de diversas escolas e associações, numa grande festa do basquete municipal
Competição reúne dezenas de atletas jovens, de diversas escolas e associações, numa grande festa do basquete municipal

Uma das modalidades que estão voltando a ser movimentadas com frequência em Nova Friburgo é o basquete. As escolinhas, as competições e a transformação da cidade na capital brasileira deste esporte geram expectativa positiva para o futuro, bem como os eventos que estão por vir em breve. Em agosto, por exemplo, será promovido o 2º Campeonato Estudantil Friburguense de Basquetebol. Há o entendimento para que a primeira rodada aconteça no dia 27 de agosto, com os jogos acontecendo no clube Sociedade Esportiva Friburguense, das 8h às 15h.

Os últimos detalhes estão sendo fechados, e os organizadores buscam fechar com os patrocinadores para viabilizar o evento. Calebe Ambrósio e Diogo Charanga, através da CA Sports, são os idealizadores e responsáveis pela coordenação do campeonato. A proposta, segundo eles, é “através da realização, promover e incentivar a prática esportiva de crianças e adolescentes como ferramenta na formação dos valores éticos e morais, no desenvolvimento e socialização dos jovens de Nova Friburgo e região por meio do esporte.”

Poderão participar equipes de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo e região, com a possibilidade ainda de formação de “equipe clube”, como por exemplo: Serra Sports NBA School, GPH e outros onde os alunos estejam devidamente matriculados e que sua escola não seja participante da competição.

Os jogos serão realizados sempre aos sábados em cada mês nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17/18, começando em agosto e terminando em dezembro. A cada rodada há uma sede diferente para receber as partidas, à exemplo da própria SEF, e os ginásios do Nova Friburgo Country Clube, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Dores e Colégio Anchieta.

Uma primeira versão do Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete (Cefriba) foi promovida este ano, contando com a participação de mais de 50 atletas nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18. O torneio foi todo realizado em um dia, e aconteceu no ginásio do Country Clube, onde funciona a unidade da NBA Basketball School em Nova Friburgo.

O Cefriba 3 x 3, serviu exatamente como torneio início para a edição de 2022 (o 5 x 5, o jogo normal de basquete). Participaram do evento, representando as equipes e escolas, atletas da NBA Basketball School, GPH, Projeto Casa, colégios N.S. das Dores, Anchieta, Espaço Livre, Jamil El-Jaick e Dinâmico. Na final da categoria Sub-14 a disputa foi entre a equipe da NBA School - Serra Sports e Anchieta, enquanto na categoria Sub-16, N.S. das Dores e Anchieta decidiram o título. Na Sub-18, Espaço Livre e NBA School - Serra Sports brigaram pelo primeiro lugar. Os campeões, respectivamente, foram NBA School, N.S. das Dores e NBA School.

Estiveram presentes ao evento a secretária municipal de Educação, Carolina Klein e os representantes da CBB, Confederação Brasileira de Basquete, Leonardo Costa e Felipe Tinoco, que também fez parte da equipe de arbitragem do evento. Muitos garotos tiveram a oportunidade de serem observados.

 

LEIA MAIS

Jamil El-Jaick, N.S. das Dores e SerraSports também conseguiram triunfos e se destacaram

Com três categorias, Cefriba promove rodízio de sedes a cada rodada

Em caso de chuva, rodada passará para o dia seguinte, domingo, no Country Clube

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: basquete