Campanha de vacinação contra a pólio em Friburgo vai só até esta quinta

Por causa do feriado pelo Dia do Servidor na sexta, imunização vai ser encerrada mais cedo no município
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Campanha de vacinação contra a pólio em Friburgo vai só até esta quinta

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite terminará mais cedo, nesta quinta-feira, 29, em Nova Friburgo. Devido à mudança da celebração do feriado do Dia do Servidor, comemorado nesta quarta, 28, os postos de saúde da cidade não abrirão na sexta, 30, quando estava previsto o fim da campanha.

O Estado do Rio já vacinou mais de 167 mil crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 20,5% do público-alvo, que é de 816 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos em todo o estado. Em todo o país, cerca de sete milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil. Até o momento, da população-alvo estimada de 11,2 milhões de crianças, somente quatro milhões (20,31%) foram vacinadas contra a pólio. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

A VOZ DA SERRA também solicitou à Prefeitura de Nova Friburgo um balanço da campanha de vacinação até o momento no município, mas até a atualização  desta reportagem não obtivemos retorno. A vacinação continua sendo oferecida em São Geraldo (UBS José Copertino Nogueira), Conselheiro Paulino (posto de saúde Waldir Costa), Suspiro (Policlínica Sylvio Henrique Braune), Olaria (posto Tunney Kassuga) e Cordoeira (UBS Ariosto Bento de Mello), sempre das 9h às 16h. Também haverá vacinação volante nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), no entanto, esse cronograma ainda não foi divulgado.

A campanha de vacinação

Com o conceito ‘Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos’, a ação teve início em 5 de outubro, simultaneamente à campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

Para ter o esquema vacinal completo é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses, administradas aos dois, quatro e seis meses de idade e mais dois reforços, aos 15 meses e aos 4 anos. Depois disso, a criança deve comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar 5 anos de idade.

A vacina contra a polio é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38 graus ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. A vacina é extremamente segura e possui eficácia de imunização entre 90% e 95%.

“O Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da poliomielite, com a realização da Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o final de outubro. No entanto, as coberturas vacinais municipais ainda são heterogêneas, podendo levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. 

Cobertura vacinal

A maior cobertura vacinal entre as crianças de 1 ano a menores de 5 anos foi registrada no estado do Amapá (62,59%), seguido do estado da Paraíba (50,11%). A menor cobertura pertence ao estado de Rondônia (11,76%). Até o momento, 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas. Os dados são preliminares e os municípios têm até o fim de novembro para registrar as doses aplicadas no sistema de informações do Ministério da Saúde. 

Entre o público-alvo da vacinação, a maior cobertura, até agora, foi registrada entre as crianças de 2 anos de idade (35,33%) e a menor cobertura foi entre as crianças de 3 anos (34,23%). Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3). 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde