Câmara inicia em novembro entrega de títulos e comendas

Devido à pandemia, homenagens serão feitas de forma escalonada durante as sessões legislativas
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Marly Pinel (Foto: Henrique Pinheiro)
Marly Pinel (Foto: Henrique Pinheiro)

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promove anualmente a solenidade de entrega dos títulos de cidadania friburguense - homenagem a pessoas que não nasceram na cidade, mas vivem aqui e muito colaboram para o desenvolvimento do município através de suas atividades -, bem como da comenda Barão de Nova Friburgo, principal honraria concedida a friburguenses que muito contribuíram em prol da cidade.

A cerimônia é tradicionalmente realizada em 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, no entanto, devido a pandemia do coronavírus, este ano não pode ser realizada da forma habitual. Porém, as homenagens não deixarão de ser prestadas. Os títulos de cidadania friburguense deste ano serão entregues nas sessões ordinárias a partir do dia 3 de novembro, sendo quatro agraciados por sessão para evitar aglomerações no plenário do Legislativo. 

A ordem dos homenageados será definida pelos próprios vereadores na sessão desta quinta-feira, 15. O que já está decidido é que a entrega da comenda Barão de Nova Friburgo aos dois agraciados deste ano ocorrerá na última sessão, fechando a série de homenagens oferecidas pela Câmara de Vereadores.

Os homenageados

Principal honraria do município, a comenda Barão de Nova Friburgo será oferecida em 2020 ao ginecologista e obstetra, Carlos Pecci, e à cerimonialista, colunista e socialyte Marly Pinel.

Carlos Alberto Pecci tem 86 anos, formou-se em medicina em 1961 e ostenta o título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Foi médico do Hospital Maternidade por cerca de 30 anos e é um dos fundadores da Unimed Nova Friburgo. Também é fundador da seção Centro-Norte fluminense da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro; é médico do Plano GS do Hospital São Lucas, do qual também é membro do conselho administrativo. Também é presidente da Associação Médica de Nova Friburgo desde o ano 2000, sendo eleito e reeleito diversas vezes por unanimidade.

Carlos Pecci (foto) foi também chefe do departamento de obstetrícia do Hospital São Lucas por cerca de 30 anos, e diretor, chefe de clínicas e chefe de enfermarias do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro. Estima-se que, durante toda sua vida profissional,  Carlos Pecci tenha realizado aproximadamente 30 mil partos em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.

Também receberá a comenda Barão de Nova Friburgo este ano Marly Ribeiro Pinel e Pires, de 84 anos, que esbanja saúde e vitalidade por onde passa. Conhecida como a “dama friburguense” e um dos principais ícones do carnaval de Nova Friburgo, é funcionária pública aposentada, foi cerimonialista da prefeitura por 24 anos, é colunista social, apresentadora de TV, membro da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e da Associação Friburguense de Imprensa (AFI).

Marly Pinel também se notabilizou pela participação em grandes eventos, como a inauguração da sala vip do aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, representação da Prefeitura de Nova Friburgo em eventos consulares na capital do Estado, entre outros. Mas é no carnaval friburguense onde ela brilha todos os anos desfilando em todas as agremiações. Ela também já foi homenageada com a Medalha Tiradentes – honraria concedida pelo Governo do Estado do Rio e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública fluminense – e o Diploma Heloneida Studart – instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Títulos de cidadania friburguense

Cada vereador indica dois nomes para receber o título de cidadão friburguense. Este ano, serão 43 agraciados: Leonardo Mazzine Barbosa de Oliveira; Lucilene Pereira Arruda; Marcos Antônio Gonçalves Corbicelles; Marcos André da Costa Cândido; Jocimar Soares Rocha; Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal; Tatila Krau de Carvalho; Dorival Martins; João Urbano Moraes; Adilson Clemente da Silva; Átila Robertson Britto; Marcos Damazio da Silva; Andréa Ribeiro Merchioro; Júlio César Freitas Lemos; Paulo Roberto das Neves Junior; Adriano Leonissa; Luiz Marcos de Souza Dantas; Anoberto Serafim Mattos; Jorge Ayer; Danielle Christine Bessa Netto de Barros; Marina Barreto Lopes da Cruz; Gutemberg Reis; Iomar Pinheiro Penza Filho; Julio Cesar Matos Henriques; Orandino José da Silva; Antonia Regina Pinho da Costa Leitão; Ailson Antonio Jacuru; Ari Roberto Gaspar Raposo; Louders Nazareth Fontoura; Jodair Francisco de Paula, Fernando Barrozo Maia; João Geraldo Emmerick; Aline Freitas da Silva; Iracy Cristina Marques Alvarenga; Júlio César Ribeiro; Hugo José de Oliveira Zoffoli; Antônio Nicodemos da Costa; Arthur Pereira de Paula (póstuma); Cláudio Ferreira Copque; Arianny Soares Vianna; Sebastião Renato Mattos; Jefferson Luiz Maciel Rodrigues; Rebeca Gomes Louback.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: