Câmara faz sessão solene nesta quarta para homenagear a turma do pedal

Pedalar é uma boa pedida para a saúde e também para a mobilidade urbana
terça-feira, 06 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promove nesta quarta-feira, 7, às 18h, uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional e Municipal do Ciclista, que será celebrado oficialmente no próximo dia 19. A sessão no Legislativo foi proposta pela vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia. Além de homenagear ciclistas friburguenses que utilizam essa modalidade como uma opção a mais de cuidado com a saúde, o ciclismo também favorece a mobilidade urbana, por tratar-se de um meio de transporte, leve, barato e não poluente.

O Dia Municipal do Ciclista foi criado em Nova Friburgo pela lei 4.670, de 22 de fevereiro de 2019
O Dia Municipal do Ciclista foi criado em Nova Friburgo pela lei 4.670, de 22 de fevereiro de 2019 e entrou em vigor naquela ocasião instituindo a celebração todo dia 19 de agosto, quando é comemorado também o Dia Nacional do Ciclista. Esta denominação foi criada, em 2006, em homenagem ao ciclista Pedro Davison, vítima fatal da violência no trânsito. Ele foi atingido por um motorista alcoolizado quando pedalava em Brasília no dia 19 de agosto daquele ano. A data aprovada pelo Congresso Nacional, celebra a luta daqueles que defendem uma melhor mobilidade nas cidades, aliada à prática do esporte que é pura paixão. Afinal, quem nunca teve uma bicicleta?

Ciclista, bike, bicicleta, calanga, camelo, magrela… O nome não importa, o importante mesmo é pedalar. Por ocasião do Dia Nacional e Municipal do Ciclista, a turma do pedal de Nova Friburgo chama, mais uma vez, atenção com a proposta de promoção da paz no trânsito, o uso consciente da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável.

Um esporte, vários benefícios 

A bicicleta é, sem dúvidas, o meio de transporte que cresce cada vez mais nas grandes, médias e pequenas cidades. E ela traz inúmeros benefícios e vantagens ao ciclista. Na comparação com o transporte coletivo, evita-se aglomerações e não é preciso pagar passagem. Comparando com os veículos, ao pedalar não é necessário abastecer, não se enfrenta engarrafamentos e a manutenção é infinitamente mais barata. Ou seja, é bom para o meio ambiente, para o bolso e faz um bem danado para a saúde. Quer estímulo melhor que esse?

Em Nova Friburgo, a ciclovia adaptada nas margens do Rio Bengalas, no eixo rodoviário da RJ-116, entre o Centro e o trevo de Duas Pedras, atrai cada vez mais adeptos do pedal. Em alguns trechos, a ciclovia é compartilhada com pedestres e a cada dia que passa, mais magrelas são vistas em circulação por lá.  

A prática do ciclismo apresenta diversos benefícios para a saúde. Dessa forma, quem escolher andar de bicicleta, tem vantagens como:
  • Reduzir os riscos para desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • prevenir a diabetes e diminuir os níveis de açúcar no sangue;
  • diminuir problemas relacionados à baixa imunidade;
  • ajudar na recuperação de lesões ósseas e artrite;
  • melhorar coordenação motora;
  • reduzir o risco para colesterol;
  • não prejudicar articulações;
  • melhorar o preparo físico;

Então, bora pedalar?

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: