A solenidade de entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo - a mais alta distinção concedida pelo Legislativo e dos Títulos de Cidadania Friburguense aconteceu na noite de quarta-feira, 17, e reuniu parlamentares, agraciados e convidados. “São pessoas que se dedicam à nossa cidade, que têm uma história, muitas vezes, com empreendedorismo, nas mais diversas áreas. Também concedemos os títulos às pessoas que não nasceram aqui, mas escolheram Nova Friburgo para viver e trabalhar”, resume o presidente da Câmara Municipal, vereador Max Bill.
Neste ano, a Comenda Barão de Nova Friburgo foi entregue a duas pessoas com belas histórias de dedicação e serviços prestados ao município: a rezadeira Joana D’arc Andrade Santarem e o empresário, vice-presidente de turismo e cultura e serviços Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e presidente do polo Gastronômico e Cervejeiro do município, Flavio Stern.
Ao receber a honraria das mãos do presidente da Câmara, Joana se emocionou. “Será que realmente fiz tanto para merecer? Não sei dimensionar a alegria, e espero que outros tenham esse merecimento. Ninguém chega a lugar algum sozinho, e precisamos de algo para alcançar as coisas”, agradeceu. Flávio Stern também demonstrou gratidão: “Todos temos a necessidade de fazer algo por esta terra, cada um em sua profissão. Vivencio Friburgo desde que mudei pra cá, e com muita honra participo da cidade, e fico muito feliz com o olhar para o turismo”, frisou.
Os homenageados
A espiritualidade sempre esteve presente na vida de Joana D’arc Santarem, carioca, de 84 anos. mas que desde criança veio morar em Nova Friburgo. Viúva, mãe de cinco filhos, 15 netos, cinco bisnetos e outros tantos que a consideram. A prática popular de rezadeira envolveu sua vida, pois sua mãe, dona Júlia também era rezadeira conhecida pelas curas e aconselhamentos.
Observando a mãe, Joana foi aprendendo as orações, as receitas de banhos, emplastos, cataplasmas e simpatias, que até hoje usa como tratamento e auxílio para as pessoas que a procuram em casa, no bairro Olaria ou nos espaços cedidos pelas Casas Espíritas. A iniciação como rezadeira foi uma sugestão de sua mãe que, no momento de sua morte, aconselhou a filha para que se preparasse para o chamado divino de servir através da reza. Ela também faz trabalhos artesanais, como pinturas, desenhos, bonecas, bolsas e brinquedos, tudo com uma única intenção, presentear e alegrar a vida das pessoas.
Já Flavio Gabarti Stern é friburguense de coração e por título de cidadania. Ele chegou em Nova Friburgo ainda menino desde que nasceu, graças à sua avó que tinha uma fazenda no distrito de Mury e hoje em uma parte dessa propriedade, ele reside e administra um restaurante vegano.
Flávio Stern tem ainda um destacado currículo de atividades em Nova Friburgo.
Novos cidadãos friburguenses
Concedidos a quem não nasceu em Nova Friburgo, mas escolheu a cidade para morar, o título de Cidadão Friburguense é uma homenagem àqueles que mesmo não sendo friburguenses atuam em prol dos diversos setores do município. Cada parlamentar pôde indicar até dois nomes, apreciados e avaliados em Plenário. Nessa edição, 40 pessoas receberam o título, entre elas, o secretário de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade, indicado pelo vereador José Carlos Schuabb.
Ele lembrou que o Governo do Estado está investindo mais de R$ 136 milhões em Friburgo, com obras como a drenagem do centro de Nova Friburgo, além de revitalização de rodovias, contenção de encostas e a construção do Hospital do Câncer, que irá atender todo o entorno do município.
“É uma honra receber essa homenagem de Nova Friburgo, que sempre me acolheu com muito carinho. Estamos trabalhando aqui em vários projetos de drenagem, contenção de encostas, recuperação de rodovias e construção de equipamentos sociais que representarão uma grande conquista não apenas para o município, mas para toda a região – frisou o secretário.
Deixe o seu comentário