A massa de ar seco que fez as temperaturas subirem nos últimos dias em Nova Friburgo deve permanecer pelo menos até esta quinta-feira, 26. A previsão é que os termômetros registrem até 28 graus, segundo o Climatempo. Mas uma nova frente fria deve chegar na sexta, trazendo pancadas de chuva nos próximos dias. Há previsão de chuvas durante toda a próxima semana, quando entra setembro.
Segundo o Climatempo, a onda de calor que atua sobre o Brasil ainda mantém as temperaturas elevadas em muitas áreas do país. As máximas continuam acima da média para o período. O Estado do Rio deve registrar recordes de maior temperatura deste inverno. Até o momento, a maior temperatura deste inverno no Rio foi de 34,3 graus, no último dia 20. O recorde do ano foi 40,2 graus em 30 de janeiro, em pleno verão.
Nesta semana, o ar seco chama a atenção e a baixa umidade do ar foi motivo até de um alerta emitido pela Defesa Civil friburguense no início da semana. A previsão de indices críticos se confirmou e favoreceu a proliferação de queimadas. Na tarde da última segunda-feira, 23, por exemplo, uma grande área de encosta entre os bairros Rui Sanglard e Chácara do Paraíso, foi destruída pelas chamas, dando muito trabalho aos bombeiros. Ontem, 24, a fumaça ainda era presente nos dois bairros.
A umidade relativa do ar ainda continua muito abaixo do recomendado para a saúde e conforto humano. A falta de chuva faz os poluentes ficarem concentrados na atmosfera, o que prejudica a qualidade do ar. Por isso, além da secura, o ar continua muito poluído, podendo agravar problemas respiratórios em muitas pessoas.
Deixe o seu comentário