Calor aumenta até esta quinta, mas frente fria está a caminho

Ar seco já provoca focos de incêndio nas matas; Climatempo prevê chuvas a partir de sexta
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Mata pega fogo perto em Nova Friburgo: cena comum nesta época (Foto: Adriana Oliveira)
Mata pega fogo perto em Nova Friburgo: cena comum nesta época (Foto: Adriana Oliveira)

A massa de ar seco que fez as temperaturas subirem nos últimos dias em Nova Friburgo deve permanecer pelo menos até esta quinta-feira, 26. A previsão é que os termômetros registrem até 28 graus, segundo o Climatempo. Mas uma nova frente fria deve chegar na sexta, trazendo pancadas de chuva nos próximos dias. Há previsão de chuvas durante toda a próxima semana, quando entra setembro.

Segundo o Climatempo, a onda de calor que atua sobre o Brasil ainda mantém as temperaturas elevadas em muitas áreas do país. As máximas continuam acima da média para o período. O Estado do Rio  deve registrar recordes de maior temperatura deste inverno. Até o momento, a maior temperatura deste inverno no Rio foi de 34,3 graus, no último dia 20. O recorde do ano foi 40,2 graus em 30 de janeiro, em pleno verão. 

Nesta semana, o ar seco chama a atenção e a baixa umidade do ar foi motivo até de um alerta emitido pela Defesa Civil friburguense no início da semana. A previsão de indices críticos se confirmou e favoreceu a proliferação de queimadas. Na tarde da última segunda-feira, 23, por exemplo, uma grande área de encosta entre os bairros Rui Sanglard e Chácara do Paraíso, foi destruída pelas chamas, dando muito trabalho aos bombeiros. Ontem, 24, a fumaça ainda era presente nos dois bairros. 

A umidade relativa do ar ainda continua muito abaixo do recomendado para a saúde e conforto humano.  A falta de chuva faz os poluentes ficarem concentrados na atmosfera, o que prejudica a qualidade do ar. Por isso, além da secura, o ar continua muito poluído, podendo agravar problemas respiratórios em muitas pessoas.

 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima