A cachaça melhora a crocância dos pastéis criando uma textura leve e quebradiça

Aprenda o segredo por trás dessa técnica culinária e saboreie esse quitute irresistível!
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A adição de cachaça na receita de pastel não é apenas um truque culinário, mas sim uma técnica que faz toda a diferença na textura final desse quitute. A cachaça atua de forma a melhorar a crocância, proporcionando um resultado mais leve e quebradiço.

No Brasil, a tradição de consumir pastéis  está profundamente enraizada na cultura gastronômica do país. Com sua massa fina e crocante, recheados com os mais variados ingredientes, são um lanche popular em feiras livres, botecos e padarias em todo o território nacional. A origem dos pastéis está ligada à influência das imigrações japonesas e portuguesas, mas ao longo do tempo, o quitute ganhou uma identidade brasileira, adaptando-se aos paladares regionais.

Durante o processo de fritura, o álcool da cachaça evapora rapidamente devido à alta temperatura do óleo. Esse processo de evaporação cria pequenas bolhas na massa, que se expandem e deixam o pastel com uma textura mais crocante e aerada. 

Além disso, o álcool ajuda a inibir a formação excessiva de glúten, o que poderia tornar a massa mais pesada e menos crocante. Dessa forma, a cachaça garante um pastel com casquinha fina e crocante, sem comprometer a leveza.

Pastel de carne com cachaça da chef Janaína Rueda

A renomada chef Janaina Rueda nos presenteia com a sua versão irresistível do clássico pastel de carne, com o toque especial da cachaça. Siga a receita e se delicie com o resultado!

Massa: 40g óleo; 100ml leite; 100ml água; 20ml cachaça prata; 1/2kg farinha de trigo; 15g sal.

Recheio: 50g cebola picada; 25g alho picado; 1/2kg carne moída de coxão mole de angus; 2 ovos cozidos; 25g azeitona verde picada; 25g salsa picada; 25g cebolinha picada; sal; pimenta.

  • Para preparar a massa, misture todos os ingredientes líquidos e, aos poucos, acrescente os secos até dar o ponto para abrir a massa.

  • Para o recheio, aqueça uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne moída e refogue até secar. Coloque o restante dos ingredientes e desligue o fogo.

  • Em uma superfície lisa, abra a massa de pastel, deixando-a bem fina com o auxílio de um rolo de macarrão ou cilindro.

  • Corte a massa no formato e no tamanho desejados e recheie, fechando os pastéis com a ajuda de um garfo, para que o recheio não escape.

  • Frite os pastéis em óleo quente, retire quando dourarem e deixe uns minutos no papel-toalha antes de servir.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: