Bombeiros poderão fiscalizar espaços para evitar aglomerações

Alvo da corporação serão casas de festas e de shows de todo o estado, que poderão ser notificadas e até interditadas
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A Rua Monte Líbano lotada em uma noite de sexta, em plena pandemia (Arquivo AVS)
A Rua Monte Líbano lotada em uma noite de sexta, em plena pandemia (Arquivo AVS)

O governo do Estado do Rio  determinou que o Corpo de Bombeiros realize ações para tentar frear o aumento de casos de Covid-19 em todo o território fluminense. Desde a última quarta-feira, 25, todos os eventos com a participação de público têm que ser submetidos à autorização da corporação militar, que também ficará responsável pela fiscalização, entre 20h e 5h, de espaços como boates, bares e casas de espetáculos.

“Todos os eventos e estabelecimentos comerciais precisam estar de acordo com o decreto estadual, respeitando regras de segurança como distanciamento social, uso de máscara facial e disponibilização de álcool 70% ou em gel para o público. É preciso seguir essas regras. Vamos reforçar a fiscalização nesses locais para que o coronavírus não avance”, afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

No entanto, cabe ressaltar que cada um dos 92 municípios fluminenses têm autonomia para definir suas próprias medidas de segurança e enfrentamento à doença, portanto, a aplicação da determinação do Governo do Estado pode ser diferente em alguns municípios. Em Nova Friburgo, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) ficará responsável por essa fiscalização, confirmou o comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Gonçalves.

“Vamos fazer o que na verdade já realizamos com relação à fiscalização de segurança contra incêndio e pânico junto aos estabelecimentos, especialmente os de diversão pública”, declarou o comandante do 6º GBM, que completou: “O que vamos fazer a partir de agora serão vistorias. E caso verifiquemos qualquer irregularidade em casas de festas e de shows que estejam realizando eventos de forma irregular, iremos proceder com atos coercitivos. Seja com a lavratura de interdição, por exemplo, ou no caso de uma edificação que não tenha qualquer tipo de legalização, será feita uma notificação para que esta seja regularizada”, finalizou o tenente-coronel Fábio Gonçalves.  

Quem corroborou com a declaração do comandante do 6º GBM foi o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, ao afirmar que os estabelecimentos que não estiverem cumprindo a lotação de público de acordo com o decreto estadual 4.7345, de 5 de novembro de 2020, serão interditados e terão suas licenças cassadas. Além disso, todas as solicitações para a realização de eventos abertos irão passar por rigorosa avaliação dos Bombeiros.

“Os pedidos precisam ser digitalizados e remetidos integralmente via SEI (Sistema Eletrônico de Informação) para que possamos avaliar cada caso levando em conta a situação de cada município”, explicou o secretário.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra