Black Friday: veja dicas para pesquisar preços e economizar

Campanha de descontos no comércio acontece nesta sexta-feira
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Falta um dia para a campanha coletiva de descontos Black Friday e as expectativas do comércio são altas: a confederação nacional do setor espera vendas de mais de R$ 4 bilhões. Os bolsos dos brasileiros, no entanto, não estão preparados para tanto gasto: quase 80% das famílias estão endividadas, e quatro em cada dez adultos estão com o nome no vermelho. Para quem quer aproveitar a data de descontos e não entrar para essa lista – ou piorar sua situação financeira – as principais regras são: não fazer compras por impulso; definir prioridades e planejar a compra; não gastar mais do que o orçamento permite; e pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Como fazer uma boa pesquisa de preços

Se você pretende fazer compras na Black Friday, o ideal é começar a pesquisa de preços o quanto antes. Assim, será possível saber se o desconto oferecido na data vale a pena e assim planejar o orçamento para esse gasto desde já. Antes de pesquisar, no entanto, faça uma lista das necessidades (e desejos, por que não?) e defina um orçamento para os seus gastos. Há serviços na internet que podem ser usados para pesquisar e comparar preços de diversas lojas online. Veja alguns: Google (na área de compras, permite pesquisar e comparar preços); Zoom (faz pesquisa de preço e mostra histórico); JáCotei; Buscapé; Baixou e BondFaro.

Prefira fazer as pesquisas usando uma aba anônima do seu navegador, porque os sites de alguns lojistas têm algoritmos que pesquisam o histórico do consumidor para induzir a compra. Não deixe também de pesquisar os preços nas lojas físicas: muitas vezes, os preços são diferentes dos ofertados online.

Cuidados com compras online

  • Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;

  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários;

  • Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado;

  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;

  • Sempre cheque políticas de troca e devoluções das lojas.

Atenção nas redes sociais e com perfis falsos

  • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos, tática muito usada em redes sociais;

  • Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;

  • Golpistas criam perfis de lojas famosas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores.

Fique atento na hora de pagar com Pix e boletos

Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.

Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online. Se for fazer uma compra presencial, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha. Também sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. 

Cuidados com links

Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas

Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. 

Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando.

Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br. (Com informações do G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: