O bispo de Nova Friburgo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci vai deixar a Diocese de Nova Friburgo. Ele será transferido para Itapetininga-SP para assumir a diocese daquela região paulista no lugar de Dom Gorgônio Alves da Encarnação que teve o pedido de renúncia aceito pelo Vaticano. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagens de agradecimento a Dom Gorgônio que agora passa a ser bispo emérito e de saudação a Dom Luiz Ricci que assumirá a nova função. Ricci estava à frente da Diocese de Nova Friburgo há quase cinco anos.
Em mensagem lida durante missa na Catedral São João Batista, Dom Luiz Ricci confessou ter ficado surpreso com a notícia de sua transferência, mas respondeu prontamente: “Eis me aqui”. Dom Luiz frisou ainda que “se despede de Nova Friburgo, cidade que aprendeu a amar, ciente de que, não obstante às fragilidades, deixará uma humilde contribuição na missão evangelizadora desta querida Diocese que me acolheu com muito amor, alegria e docilidade para colaborar na missão eclesial. O tempo foi breve, porém vivenciado de modo intenso e fecundo”, resumiu.
Ainda não foi anunciado qual o bispo irá suceder Dom Luiz Ricci na Diocese de Nova Friburgo. Sua posse em Itapetininga está prevista para depois da Páscoa, em abril. Até lá será feita a transição.
Deixe o seu comentário