Atendimento psicológico e psiquiátrico é ampliado

Agora, as três Unidades Básicas de Saúde de Nova Friburgo contam com esses profissionais
sexta-feira, 07 de maio de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo anunciou nesta semana a ampliação da rede de atendimento psicossocial oferecido na rede pública de saúde.  O atendimento psicológico infantil que era feito apenas por uma profissional, na Unidade Básica de Saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, passou a ser oferecido também nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Além disso, a rede que contava com apenas um psiquiatra, passará a ter três, um em cada Unidade Básica de Saúde.  

De acordo com o gerente de Saúde Mental, da prefeitura, Felipe Schenquel, a fila de espera por ese tipo de atendimento é considerável, pois está desatualizada e, para resolver isso, o setor está fazendo um levantamento de quais casos ainda precisam do atendimento. "As demandas continuarão existindo, sobretudo por causa da pandemia que deixará sequelas emocionais na população. Porém, acredito que conseguiremos avançar com os novos profissionais pois, não se trata apenas da contratação, mas sim da descentralização dos serviços”, explica ele.  

Para Felipe Schenquel, a contratação dos psiquiatras também fortalecerá o trabalho dos psicólogos, por estarem mais perto. “Teremos um acompanhamento muito mais relevante por parte desses profissionais. A demanda vai continuar acontecendo e, conforme ela for aumentando, a gente também vai atuar para conseguir mais profissionais. Mas, o que temos hoje, permite darmos uma resposta, a curto prazo, à população que nunca teve esse atendimento tão próximo das suas residências", esclarece o gerente de Saúde Mental.

No último fim de semana, A VOZ DA SERRA publicou reportagem sobre a violência contra crianças e adolescentes e, na oportunidade, a conselheira tutelar, Natália Palquinho, que atua no Conselho Tutelar 2, em Conselheiro Paulino, falou sobre a dificuldade do tratamento psicológico das crianças vítimas de violência, com apenas um profissional atendendo somente na Unidade Básica de Saúde Tunney Kassuga, tanto pela distância , quanto pela falta de oferta. Hoje, com a notícia da ampliação do número de profissionais, ela comemora. 

“Por telefone, o Felipe Schenquel, Gerente do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Nova Friburgo, informou ao Conselho Tutelar dos avanços que estão sendo feitos com a contratação de profissionais de saúde mental e as ações a fim de disponibilizar o serviço de atendimento psicológico e psiquiátrico para as famílias do distrito de Conselheiro Paulino. Sem dúvidas, essas ações demonstram o interesse em buscar soluções, ampliando o atendimento para avançar nessa área tão sensível em nossa cidade. Por isso, o Conselho Tutelar recebe essa notícia com alegria e entusiasmo de que as demandas das nossas crianças e adolescentes estão sendo revistas e recebendo a atenção necessária. Continuaremos trabalhando e articulando através dos nossos requerimentos, reuniões com o prefeito e demais secretarias para que mais ações efetivas e preventivas sejam tomadas, representando progresso e tratamento digno para crianças, adolescentes e suas famílias", disse Natália.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: