Atendimento presencial na receita federal já pode ser agendado por aplicativo

Novidade visa evitar aglomeração nas agências
quarta-feira, 19 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Atendimento presencial na receita federal já pode ser agendado por aplicativo

Em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do Governo do Estado do Rio, a Receita Federal passou a utilizar desde a última segunda-feira, 17,  o aplicativo para celulares “Agendamento RFB’’ que garante aos cidadãos a marcação de data e horário para atendimento presencial nas agências da Receita.  A plataforma já está disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Com a novidade, a Receita espera evitar aglomeração nas agências durante a pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar que o agendamento do atendimento presencial na Receita Federal era oferecido, até então, unicamente pela internet por meio do Sistema Nacional de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga). Agora com o aplicativo, toda a coleta de dados é feita de maneira eletrônica. Também é possível gerenciar o atendimento, permitindo que o próprio cidadão faça o seu próprio: escolhendo o serviço, dia, horário e a unidade da Receita em que deseja ser atendido, conforme as vagas disponibilizadas.

Dessa forma, a marcação da data e horário de atendimento é realizada de forma simples e, após agendado o atendimento, é possível sincronizar com a agenda, compartilhar com outras mídias, visualizar no mapa e traçar rotas até a unidade escolhida. O aplicativo possibilita, também, o cancelamento do agendamento e possui links com orientações da Receita Federal para os serviços disponíveis.

Como realizar o agendamento

  • Após instalar o aplicativo no smartphone, clique em adicionar agendamento;

  • Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte ou, caso não seja o próprio contribuinte que irá comparecer ao atendimento, informe o CPF do representante;

  • Informe um número de celular para contato e concorde com as regras de atendimento;

  • Escolha o serviço desejado (o app vai apresentar as opções de atendimento mais próximas de sua localização. Caso não tenha nenhuma opção disponível, é possível alterar a localização ou listar todas as unidades, por estado);

  • Escolha a unidade (o app apresenta um calendário com as datas disponíveis para o local desejado. Não havendo data próxima, é possível escolher outra unidade);

  • Selecione o dia e o horário;

  • Confirme o agendamento. Será emitida a senha com os detalhes do agendamento, que pode ser visualizado no mapa, incluído no calendário do celular ou ainda compartilhado com outros aplicativos, como WhatsApp.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: