Associação Friburguense de Kart planeja corrida de rua

Enquanto a temporada de 2021 termina, planejamento para o próximo ano está quase pronto
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
por Vinicius Gastin
Equilíbrio também se mantém na Divisão 2 e as definições ficam para o final
Equilíbrio também se mantém na Divisão 2 e as definições ficam para o final

Mesmo com a última etapa ainda a ser realizada, o Campeonato Friburguense de Kart de 2022 foi lançado nesta semana com algumas novidades. Dentre elas, o primeiro Campeonato Interclubes de Kart amador, com a presença de quatro grupos de kart do estado. “A ideia é fazer do evento um grande teste para que, em 2023, possamos unir todos os grupos de kart com mais de 100 pilotos, com toda a organização da AFK”, pontua Kleber Tavares.

Outra novidade é a divulgação do calendário de todos os eventos nacionais que os pilotos da Associação Friburguense de Kart irão participar. Em fevereiro, por exemplo, nos dias 12 e 13, será promovido o KGV - Torneio de Verão (Amika), em São Paulo. No mês seguinte, nos dias 26 e 27, o kartódromo de Guapimirim receberá o Rio KartCup. Em abril, entre os dias 22 e 24, os pilotos friburguenses devem participar da CBKA - Copa Brasília de Kart Amador (Ferrari Kart), e no dia 30, de volta ao Rio, da Copa Brasil, que se estenderá até 1º de maio. Ainda no quinto mês de 2022, no dia 14, a Maio SP - San Marino - Troféu do Interior (Amika) será outra atração.

O calendário prevê, para junho, a Betim Kart Cup Brasil. Em Minas Gerais, nos dias 4 e 5. Em julho, dias 2 e 3, acontecerá o KGV - Torneio de Inverno. Nos dias 15, 16 e 17, a Paladino - Copa Amizade será promovida na Paraíba. Mas há também um desafio internacional, entre os dias 26 e 30, no Kartódromo de Viana, em Portugal. Agosto reserva a Copa KMKZY, dias 6 e 7, no Rio Grande do Sul. A FPKI (KNO), dias 3 e 4, em São Paulo, e o Campeonato Brasileiro, no mesmo estado, dia 30, são as atrações de setembro. Este último se estende para os dias 1º e 2 outubro. No final do mês, nos dias 22 e 23, em Minas Gerais, acontecerá o GP Brasil RBC.

Outro projeto a ser desenvolvido pela Associação pode começar a movimentar a modalidade dentro de Nova Friburgo, de fato. O projeto é trazer uma corrida de rua de kart na ocasião do aniversário da cidade, em meados de maio.

Equilíbrio em 2021

Enquanto o planejamento para o ano que vem segue a todo o vapor, não menos interessante está a reta final do Campeonato Friburguense de Kart 2021. A oitava rodada foi promovida no último dia 7, no Autódromo de Guapimirim, e as definições de título vão mesmo ficar para a etapa final, em 5 de dezembro.

Na Divisão 1, Leonardo Palermo foi o vencedor, seguido por Kleber Tavares e João Azeredo. Com os resultados, Dirley Guaceroni segue na ponta da classificação geral, com 113, seguido de perto por Adilson Mozer, 111, e Kleber Tavares, com 107. Para se ter uma ideia do equilíbrio, o sexto colocado, Thiago Emmerick, soma 100 pontos.

Já na Divisão 2, Vinicius Fortuna foi quem andou mais rápido no último dia 7, faturando o título da etapa. Marcelo Melo e Vinicius Barreto completaram as principais posições no pódio. Vice-campeão neste último compromisso, Melo é quem lidera o campeonato, com 122 pontos, seguido por Barreto e Fortuna, com 117. Rodrigo Ferreira é o quarto colocado no geral, com 113 pontos.

Na disputa por equipes, uma das principais novidades na temporada deste ano, a March lidera com 191 pontos, seguida pela Jordan, com 180 e Coloni, com 167. Cada equipe é formada por um piloto de cada divisão, e o agrupamento foi feito através de sorteio. Os nomes relembram as grandes escuderias que marcaram época no automobilismo mundial.

Além do Campeonato Friburguense, a Copa Caledônia reúne um total de 20 participantes. Os três melhores sobem para a Divisão 2 da AFK em 2022. A competição conta com dez etapas, disputadas com karts de 13hp, com exigência do peso mínimo de 90 quilos, considerando a vestimenta completa do piloto. A pontuação varia de acordo com a ordem de chegada na etapa, com o máximo de 18 pontos para o primeiro colocado. A última corrida está prevista para 5 de dezembro.

O Troféu FKC – Copa Caledônia – será entregue aos três primeiros colocados ao final do campeonato, e a cada bateria, os cinco primeiros ganham medalhas.

 

LEIA MAIS

Briga pelas primeiras posições está cada vez mais acirrada na competição

Disputa continua bastante equilibrada, panorama que deve se manter até o fim

Autódromo de Guapimirim é a casa do kart friburguense mais uma vez em 2022

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: kart