Artista plástica friburguense ocupa as galerias do MAC de Niterói

Mostra “De onde vemos” de Denise Berbert estará exposta até 28 de agosto
sexta-feira, 01 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Denise Berbert e alguns de seus quadros (Divulgação)
Denise Berbert e alguns de seus quadros (Divulgação)

A exposição “De onde vemos”, da artista friburguense Denise Berbert, ocupa as galerias da varanda do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) a partir deste sábado, 2, até 28 de agosto. A mostra, com curadoria de Angelina Accetta, reúne pinturas da artista, instalações inéditas e intervenções de artistas convidados com a proposta de refletir sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo. Confeir o trabalho da artista é uma boa pedida para os fribuguenses que viajarem a Niterói nas próximas semanas.  

As pinturas apresentadas na exposição refletem de maneira particular o olhar quase obsessivo da artista sobre as cores e as formas que enxerga na paisagem. A exposição tem início na Praça do MAC  com uma instalação de mandalas que percorre do guarda-corpo até os vidros internos das galerias. Na varanda do museu, a vista da Baía de Guanabara, que atrai milhares de pessoas, poderá ser observada da mesma forma que Denise as insere em suas pinturas, com a sobreposição de cores e formas características de suas obras. 

Nas paredes das galerias, quase 100 quadros se intercalam com instalações artísticas criadas especificamente para essa exposição. Em uma delas, o público poderá “mergulhar” na obra da artista e “passear” por suas mandalas tão recorrentes. 

“De onde vemos” é uma exposição que busca, sobretudo, encontrar similaridades entre os modos de ver o mundo, ressaltar as diferenças que nos identificam enquanto indivíduos e proporcionar uma experiência imersiva de alteridade. A exposição foi viabilizada através da chamada pública 5, de 2021, da Secretaria Municipal das Culturas e da Prefeitura de Niterói. 

A abertura acontece neste sábado, 2, às 17h, e o horário de visitação é de terça-feira à domingo, de 10h às 18h. O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, no bairro Boa Viagem. É preciso comprovar vacinação contra a Covid-19.  Mais informações no site: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/ . 

Sobre Denise Berbert 

Denise nasceu em Nova Friburgo, mas morou a maior parte de sua vida em Niterói, cidade que escolheu para viver e exercer sua atividade artística. É formada em Arte Educação (com habilitação em Artes Plásticas), tendo sido professora na rede pública e privada. 

Realizou exposições em diversos locais do Brasil. Entre os quais, destacam-se as exposições na Casa Design, na Vogue Gallery Brasil, na Expo Arte SP, na Mostra Rio de Arquitetura e Design, no Itatiaia Resort e Eventos, na Câmara de Vereadores de Niterói e em um camarote na Sapucaí. Mais recentemente, passou a explorar outras possibilidades de reprodução de suas obras, como a instalação artística “Cores ao Cubo”, exibida durante o Lumi Festival em Nova Friburgo (2021).

Fora do país, destacam-se exposições na ArtBrazil em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, no Carrousel du Louvre (França), na Schau-Art (Alemanha), no Salão de Arte Brasileira (Liechtenstein), na Saphira & Ventura Gallery e na ONU (Estados Unidos). Em 2018, Denise recebeu uma homenagem pela contribuição de seu trabalho artístico na comemoração dos 200 anos de Nova Friburgo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: