Artista plástica friburguense ocupa as galerias do MAC de Niterói

Mostra “De onde vemos” de Denise Berbert estará exposta até 28 de agosto
sexta-feira, 01 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Denise Berbert e alguns de seus quadros (Divulgação)
Denise Berbert e alguns de seus quadros (Divulgação)

A exposição “De onde vemos”, da artista friburguense Denise Berbert, ocupa as galerias da varanda do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) a partir deste sábado, 2, até 28 de agosto. A mostra, com curadoria de Angelina Accetta, reúne pinturas da artista, instalações inéditas e intervenções de artistas convidados com a proposta de refletir sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo. Confeir o trabalho da artista é uma boa pedida para os fribuguenses que viajarem a Niterói nas próximas semanas.  

As pinturas apresentadas na exposição refletem de maneira particular o olhar quase obsessivo da artista sobre as cores e as formas que enxerga na paisagem. A exposição tem início na Praça do MAC  com uma instalação de mandalas que percorre do guarda-corpo até os vidros internos das galerias. Na varanda do museu, a vista da Baía de Guanabara, que atrai milhares de pessoas, poderá ser observada da mesma forma que Denise as insere em suas pinturas, com a sobreposição de cores e formas características de suas obras. 

Nas paredes das galerias, quase 100 quadros se intercalam com instalações artísticas criadas especificamente para essa exposição. Em uma delas, o público poderá “mergulhar” na obra da artista e “passear” por suas mandalas tão recorrentes. 

“De onde vemos” é uma exposição que busca, sobretudo, encontrar similaridades entre os modos de ver o mundo, ressaltar as diferenças que nos identificam enquanto indivíduos e proporcionar uma experiência imersiva de alteridade. A exposição foi viabilizada através da chamada pública 5, de 2021, da Secretaria Municipal das Culturas e da Prefeitura de Niterói. 

A abertura acontece neste sábado, 2, às 17h, e o horário de visitação é de terça-feira à domingo, de 10h às 18h. O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, no bairro Boa Viagem. É preciso comprovar vacinação contra a Covid-19.  Mais informações no site: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/ . 

Sobre Denise Berbert 

Denise nasceu em Nova Friburgo, mas morou a maior parte de sua vida em Niterói, cidade que escolheu para viver e exercer sua atividade artística. É formada em Arte Educação (com habilitação em Artes Plásticas), tendo sido professora na rede pública e privada. 

Realizou exposições em diversos locais do Brasil. Entre os quais, destacam-se as exposições na Casa Design, na Vogue Gallery Brasil, na Expo Arte SP, na Mostra Rio de Arquitetura e Design, no Itatiaia Resort e Eventos, na Câmara de Vereadores de Niterói e em um camarote na Sapucaí. Mais recentemente, passou a explorar outras possibilidades de reprodução de suas obras, como a instalação artística “Cores ao Cubo”, exibida durante o Lumi Festival em Nova Friburgo (2021).

Fora do país, destacam-se exposições na ArtBrazil em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, no Carrousel du Louvre (França), na Schau-Art (Alemanha), no Salão de Arte Brasileira (Liechtenstein), na Saphira & Ventura Gallery e na ONU (Estados Unidos). Em 2018, Denise recebeu uma homenagem pela contribuição de seu trabalho artístico na comemoração dos 200 anos de Nova Friburgo.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: