Alunos de Friburgo representarão o Rio em torneio internacional de robótica

Equipe Tucanus, do Senai e do Sesi da cidade, estará na First Robotics Competition, que reúne competidores de todo o país
quarta-feira, 03 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Lucas, aluno do Senai (Divulgação)
Lucas, aluno do Senai (Divulgação)

A equipe Tucanus, composta por 15 alunos do Senai e do Sesi de Nova Friburgo, será a única representante do Estado do Rio  na etapa internacional da First Robotics Competition (FRC), que vai reunir competidores de todo o país, desta sexta-feira, 5, a domingo, 7, no Pier Mauá, no centro da capital fluminense. 

O FRC combina o entusiasmo do esporte com o rigor da ciência e tecnologia. Sobre regras específicas com tempo e recursos limitados, equipes de estudantes do ensino médio são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes, além de arrecadar fundos para atingir seus objetivos, projetar uma marca de equipe e promover o respeito e a apreciação pelo Stem (abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dentro da comunidade local. O tema da temporada FRC 2022 é o Rapid React, que tem como ideia central logística e transporte. 

Além disso, o ensino médio oferecido pelo Sesi proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências que vão além do currículo básico e proporciona aos alunos a leitura de mundo frente aos novos desafios. A preparação para a competição começou no início de 2022, com a ajuda de um instrutor do Senai, Fábio Paredes e dois professores do Sesi, Vagner Monteiro e Sâmela Leal. Para essa competição, os alunos da escola passam por um processo seletivo e, ao final, compõem a equipe que irá representar a modalidade na temporada.

“Essa competição é também um diferencial para o aluno ingressar no mercado de trabalho. Aqui, eles passam por todo o processo de criação para a solução do problema que foi apresentado, isso os deixa a um passo à frente para trabalhar na indústria”, ressalta o professor do Sesi de Nova Friburgo, Vagner Monteiro. O aluno Lucas Rodrigues afirma que mesmo que surjam imprevistos na competição, a equipe Tucanus está preparada. 

“O nosso robô está bem estruturado, fizemos vários testes e temos peças para reposição para algum imprevisto. Sabemos que enfrentaremos boas equipes, por isso, estamos mais atentos. Mas também estamos confiantes no nosso time”, disse. 

Tanto o Senai, como o Sesi de Nova Friburgo têm um bom histórico em diversos tipos de competições, já levaram representantes para outras temporadas da FRC e também para a WorldSkills, o que deixa os instrutores cada vez mais engajados para a descoberta de talentos e inovação tecnológica para a indústria. 

“Essa será mais uma oportunidade para mostrar a força da nossa escola e o quanto nos dedicamos em preparar os nossos alunos para se destacarem dentro e fora da unidade”, afirma Fábio Paredes, instrutor do Senai Nova Friburgo. Além da preparação para a competição e o mercado de trabalho, a FRC e o curso técnico do Senai abrem caminhos e quebram tabus. Em lugares normalmente ocupados por meninos, quem também encontrou seu espaço foi a aluna Tainá Martins Macário (acima), do 3º ano, que já decidiu que vai cursar engenharia. 

“A gente sempre vê nas propagandas os meninos ocupando esse espaço da robótica. Quando surgiu a oportunidade do curso, meus pais me deram a maior força e eu passei a me enxergar mais nesse lugar, onde eu posso ser o eu quiser. Além disso, eu vejo que posso ser inspiração para que outras garotas queiram estar aqui e dominar essas áreas e mercados”, finaliza a estudante. 

Seminário Sesi de Educação 

Dentro da programação do Festival Internacional de Robótica, ocorre hoje, 4, das 14h às 18h30, também no Píer Mauá, no Rio, o Seminário Internacional Sesi de Educação. O evento contará com uma roda de conversa onde será debatido como o pensamento crítico e a inovação podem ajudar com novas metodologias de ensino e o futuro da escola e da indústria.

No século 21, para além do uso das tecnologias como ferramentas educacionais, instituições de ensino e profissionais da educação devem saber trabalhar o pensamento crítico como possibilidade de resolver problemas reais e imaginar novos futuros. O evento contará com três painéis onde acontecerão debates e apresentações de cases nacionais e internacionais, que vão auxiliar na busca por inovação em currículos, práticas e ambientes escolares, além de novas maneiras de aumentar o senso de pertencimento de alunos e comunidade escolar. Mais informações no link:  https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/o-festival-internacional/#seminario-fll.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação