Selo institucional dos Correios celebra os 25 anos do navio-veleiro Cisne Branco

Lançamento ocorreu na Ilha de Mocanguê, em Niterói
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os Correios lançaram, na última quinta-feira, 21, o selo institucional em celebração aos 25 anos de incorporação do navio-veleiro Cisne Branco à Armada Brasileira. Ao exercer funções diplomáticas e de relações públicas, o Cisne Branco tem a missão de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais. 

Participaram da cerimônia o superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, José Oliveira dos Santos (representando o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos); o ex-ministro de Minas e Energia, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Leonardo Puntel; o ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Celso Luiz Nazareth; o comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; o diretor-geral do Pessoal da Marinha, almirante de esquadra Renato Garcia Arruda; o diretor-geral de Navegação, almirante de esquadra Silvio Luiz dos Santos; ex-comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

História – Considerado um importante patrimônio cultural da Marinha do Brasil, o navio-veleiro Cisne Branco – U 20 é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a ‘Rota do Descobrimento’, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 9 de março de 2000.

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: