Alerj vota nesta quarta à tarde impeachment de Witzel

Para aprovação são necessários, no mínimo, 47 votos a favor
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O governador afastado Wilson Witzel
O governador afastado Wilson Witzel

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio vota nesta quarta-feira, 23, em sessão ordinária a partir das 15h, o projeto de resolução 433/2020 que autoriza o prosseguimento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel. A proposta é baseada no parecer do relator, deputado Rodrigo Bacellar (SDD), aprovado pela Comissão Especial da Alerj sobre o tema na última quinta. A sessão será semipresencial, com deputados participando de forma online ou presencialmente no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.

Caso dois terços dos parlamentares - o equivalente a 47 deputados - votem favoráveis ao impeachment, a denúncia será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio, que formará um tribunal misto de julgamento - composto por cinco deputados e cinco desembargadores - e definirá os ritos finais do processo com base na lei federal 1.079/50. Witzel será afastado por 180 dias após a denúncia ser recebida pelo tribunal misto de julgamento.

A votação pode se estender por mais de um dia. Isso porque cada um dos 25 partidos tem uma hora para falar, assim como a defesa do governador.

Dinâmica da sessão

O presidente, deputado André Ceciliano (PT), abre a sessão e dá a palavra a cada um dos 25 partidos, que terão até uma hora para debater o tema. Ao fim das discussões, o governador e a defesa poderão falar por até uma hora. Em seguida, inicia-se a votação aberta, conforme determina o STF.

De acordo com o portal de notícias G1, a Alerj tenta fechar um acordo para que os deputados concluam a votação ainda na quarta-feira. Se isso ocorrer, há a seguinte previsão:

  • Quinta-feira (25): publicação da decisão no Diário Oficial
  • Sexta-feira (26): convocação para partidos indicarem os 5 deputados ao tribunal misto terça-feira (29): eleição na Alerj para escolher os 5 deputados membros do Tribunal Misto
  • Em até 5 dias: TJ sorteia os 5 desembargadores do Tribunal Misto
  • Em até 120 dias: conclusão do processo de crime de responsabilidade

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo