Um encontro na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) reúniu na tarde desta sexta-feira, 3, empresários, gestores públicos, pesquisadores e entidades representativas da sociedade civil dos municípios da Região Serrana. A proposta do "Café com Desenvolvimento", promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), é esclarecer o funcionamento do Fundo Soberano e ouvir as demandas locais.
Além do presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano (PT) - que veio a Nova Friburgo especialmente para o encontro - participaram representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), das Associações Comerciais, do Rotary Club, e de líderes políticos e empresariais de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Jose do Vale do Rio Preto, São Sebastiao do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.
Entre os presentes estavam o deputado federal Julio Lopes, a deputada estadual Adriana Balthazar, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, a presidente da Firjan regional, Márcia Carestiato Sancho, o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, e o secretário municipal de Casa Civil, Pierre Moraes, este representando o prefeito Johnny Maycon, e a vereadora Maiara Felício, entre outrros.
Fundo para financiar o desenvolvimento
O Fundo Soberano é uma aplicação financeira que recebe recursos que excedem as previsões orçamentárias dos royalties e participações especiais do petróleo e do gás. A estimativa é de que, este ano, haja R$ 2,1 bilhões em caixa. Esse dinheiro deverá ser usado para financiar projetos estruturantes que atraiam novos investimentos para o Estado do Rio, gerando empregos e renda.
Nos dias 19 e 20 de maio, Ceciliano esteve nas regiões Norte e Noroeste. No encontro com empresários, em Itaperuna, foi discutida a precariedade do fornecimento de energia e do atendimento da concessionária Enel. Ceciliano também assinou convênios com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para a destinação dos R$ 30 milhões doados pela Alerj à instituição. Os recursos vão financiar a reforma do Arquivo Público Municipal Waldyr Pinto de Carvalho, em Campos, e o prédio histórico da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, onde será instalado um novo campus da universidade.
“Começamos esses diálogos no ano passado, quando debatemos o Fundo Soberano, e esses encontros tiveram desdobramentos muito importantes como o que está ocorrendo em relação à Enel”, disse Ceciliano.
Deixe o seu comentário