Alerj reúne setores econômicos de Nova Friburgo na CDL

Presidente da casa legislativa, deputado André Ceciliano veio pessoalmente explicar Fundo Soberano e ouvir demandas
sexta-feira, 03 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O encontro promovido pela Alerj na sede da CDL, com a presença do  deputado André Ceciliano (Foto: AVS)
O encontro promovido pela Alerj na sede da CDL, com a presença do deputado André Ceciliano (Foto: AVS)

Um encontro na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) reúniu na tarde desta sexta-feira, 3,  empresários, gestores públicos, pesquisadores e entidades representativas da sociedade civil dos municípios da Região Serrana. A proposta do "Café com Desenvolvimento", promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), é esclarecer o funcionamento do Fundo Soberano e ouvir as demandas locais. 

Além do presidente da Alerj, deputado estadual  André Ceciliano (PT) - que veio a Nova Friburgo especialmente para o encontro - participaram representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), das Associações Comerciais, do Rotary Club, e de líderes políticos e empresariais de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Jose do Vale do Rio Preto, São Sebastiao do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.

Entre os presentes estavam o deputado federal Julio Lopes, a deputada estadual Adriana Balthazar, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, a presidente da Firjan regional, Márcia Carestiato Sancho, o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, e o secretário municipal de Casa Civil, Pierre Moraes, este representando o prefeito Johnny Maycon, e a vereadora Maiara Felício, entre outrros.

Fundo para financiar o desenvolvimento

O Fundo Soberano é uma aplicação financeira que recebe recursos que excedem as previsões orçamentárias dos royalties e participações especiais do petróleo e do gás. A estimativa é de que, este ano, haja R$ 2,1 bilhões em caixa. Esse dinheiro deverá ser usado para financiar projetos estruturantes que atraiam novos investimentos para o Estado do Rio, gerando empregos e renda.     

Nos dias 19 e 20 de maio, Ceciliano esteve nas regiões Norte e Noroeste. No encontro com empresários, em Itaperuna, foi discutida a precariedade do fornecimento de energia e do atendimento da concessionária Enel. Ceciliano também assinou convênios com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para a destinação dos R$ 30 milhões doados pela Alerj à instituição. Os recursos vão financiar a reforma do Arquivo Público Municipal Waldyr Pinto de Carvalho, em Campos,  e o prédio histórico da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, onde será instalado um novo campus da universidade.   

“Começamos esses diálogos no ano passado, quando debatemos o Fundo Soberano, e esses encontros tiveram desdobramentos muito importantes como o que está ocorrendo em relação à Enel”, disse Ceciliano.

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios