Alerj aprova doação de sensores de glicose para pacientes de baixa renda

Para medida entrar em vigor, falta ainda a sanção do governador
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Alerj)
(Foto: Divulgação Alerj)

Os pacientes com diabetes que fazem tratamento da doença no Estado do Rio de Janeiro e são de baixa renda poderão contar com um programa de doação de sensores de glicose. O objetivo é facilitar o acesso a tecnologias que contribuam para o controle da doença caracterizada por alterações na glicemia sanguínea. A regulamentação consta no projeto de lei 1.026/23, de autoria dos deputados estaduais Vinícius Cozzolino (União Brasil) e Índia Armelau (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na sessão de quarta-feira, 20. A medida seguiu para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Segundo a proposta dos deputados, o programa será financiado com recursos públicos previstos no orçamento anual e permitirá a entrega gratuita de sensores de glicose em quantidade suficiente para suprir as necessidades mensais dos beneficiários. Atualmente, existem no mercado sensores tecnológicos, como o FreeStyle Libre, que permite às pessoas com diabetes medir seus níveis de glicose sem a necessidade de picadas frequentes nos dedos.

Poderão ser contempladas todas as pessoas com diagnóstico de diabetes. Além disso, o texto autoriza a celebração de parcerias com fabricantes dos dispositivos e com entidades do terceiro setor, com o intuito de ampliar a captação de recursos e a oferta de sensores.

"Atualmente essa medição é realizada por meio de uma picada nos dedos, onde após o furo na ponta de um dos dedos ser feito, uma gota do sangue é aplicada em uma fita reagente, que é inserida em um aparelho eletrônico que realiza a leitura. É um procedimento às vezes doloroso e incômodo", justificou Cozzolino.

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: