A entrega dos prêmios aos vencedores da 11ª edição do projeto Amigos da Água foi realizada, nesta sexta-feira, 31 de março, no salão social do Nova Friburgo Country Clube. A festa especial, que marcou as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no último 22 de março, premiou cinco alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professores e escolas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo.
O concurso cultural, com o tema “O nosso futuro sustentável começa agora”, recebeu mais de oito mil trabalhos nas categorias desenhos, colagens e textos de até cinco linhas. Nesta edição, cinco sequências didáticas elaboradas pelos educadores também foram premiadas.
A diretora da concessionária Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, fez a abertura do evento e destacou a importância de levar a educação ambiental para as escolas. “Só a educação tem o poder de mudar uma sociedade. Durante os 11 anos de projeto, já formamos duas gerações de alunos com educação ambiental de qualidade. Acredito que aqueles que eram ainda muito jovens em 2010, quando o projeto começou, hoje são cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta”, diz Danielle.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Caroline Klein, agradeceu aos diretores e professores pelo desempenho nesta edição. “O projeto é um sucesso graças à dedicação de todos os professores. Há 11 anos esse projeto colabora para um futuro melhor com a conscientização das crianças e jovens na preservação do nosso planeta”, explicou Caroline.
O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, comemorou mais uma parceria entre a concessionária e a prefeitura: “A concessionária Águas de Nova Friburgo tem sido parceira em diversas atividades realizadas pela prefeitura. Esse é o nosso objetivo, somar forças que contribuam para o desenvolvimento da cidade. O projeto Amigos da Água reforça essa parceria em prol da educação ambiental", concluiu Johnny.
Antes da premiação, os alunos e convidados assistiram ao espetáculo “O Peixe Mágico”, apresentado pela companhia Artes Integradas, que trouxe uma importante reflexão sobre a necessidade de reduzir as pressões sobre o meio ambiente para garantir um futuro mais justo e com qualidade de vida.
Vencedores deste ano
Os vencedores do 11º Prêmio Amigos da Água receberam smartphones, impressoras, brindes da concessionária e certificados.
1º ano (desenho)
Aluna: Ana Carolina Silva Rodrigues
Instituição: Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues
Professora: Elizete Machado da Silva
2º ano (desenho)
Aluna: Laura Lopes Nascimento
Instituição: Escola Municipal Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt
Professora: Rosiene Shuenck Silva Silveira
3º ano (colagem)
Aluno: Hugo Verly Fagundes
Instituição: Escola Municipal Francisco Silveira
Professora: Rosana Rohen
4º ano (colagem)
Aluna: Lavynia Pessanha
Instituição: Escola Municipal Francisco Silveira
Professora: Élen Teixeira
5º ano (texto até cinco linhas)
Aluna: Sofia Moraes Dantas
Instituição: Escola Municipal Anna Barbosa Moreira
Professora: Ruth Rodrigues Cima Marqui
Sequências didáticas premiadas: Débora Gomes Barbosa, Regilane Figueira Gonçalves e Hellen Azevedo da Silva, da Escola Municipal Maximilian Falck; Renata Souza Santos, da E.M. Anna Barbosa Moreira; e Karine Dias Oliveira, da E.M. Claudir Antônio de Lima.
Reaproveitamento do óleo de cozinha usado
Antes de encerrar o evento, Danielle Moreira divulgou mais uma parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente Sustentável. Quatro escolas da rede receberão pontos de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha, por meio do Programa Trata Óleo, implantado pela concessionária em janeiro deste ano, e os alunos receberão orientações sobre a importância do descarte correto do resíduo. O óleo recolhido nessas unidades será revertido em sabão em pasta para as escolas e as famílias dos alunos.
Em fevereiro, durante o Carnaval, a concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável disponibilizou nove recipientes coletores, com capacidade de 50 litros cada, para armazenar o óleo de cozinha descartado pelos barraqueiros que comercializaram alimentos nas ruas e praças do centro da cidade. Ao todo, foram recolhidos aproximadamente 70 litros do resíduo.
O Programa Trata Óleo foi implantado pela concessionária em janeiro deste ano e já soma um total de 106 litros de óleo de cozinha coletados. O objetivo é conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva.
A expectativa da concessionária é que, até dezembro deste ano, mais 19 pontos sejam instalados e, até 2027, um total de 112 pontos espalhados por todo o município.
O óleo de soja usado tem alto poder poluente se descartado de forma errada, pois um litro do produto é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte do resíduo na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto e redes coletoras, porque o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.
Deixe o seu comentário