Na última quinta-feira, 1º, foi celebrado o Dia da Suíça e, na ocasião, iniciadas as celebrações do Agosto Suíço, mês dedicado aos primeiros colonizadores de Nova Friburgo. O evento conta com apresentações culturais e gratuitas promovendo um resgate da história.
A abertura do Agosto Suíço contou com as cerimônia de “Saudação às Bandeiras” na Praça das Colônias, no Suspiro, e de hasteamento das bandeiras de Nova Friburgo, do estado do Rio, do Brasil e das demais nações colonizadoras do município, na Casa Suíça, em Conquista.
Ainda no Dia da Suíça, o Teatro Municipal Laercio Ventura foi palco para a “Festa do Dia Nacional da Suíça”, com apresentações culturais de diversos grupos locais e convidados. O destaque ficou com o tradicional Cortejo das Lanternas, na Praça do Suspiro, que remonta a uma tradição dos vilarejos suíços o Räbenlichtliumzug, o “festival das luzinhas-nabo”.
Originalmente o cortejo celebrava a última colheita do ano, na qual os nabos, assim como a batata em outros países, eram de suma importância para o sustento das famílias. Os primeiros a utilizar lanternas feitas com nabos foram os habitantes das montanhas há cerca de 100 anos. A história conta que, para encontrar o caminho até a igreja, onde se celebrava a última colheita, os moradores utilizavam nabos vazios e furados com velas dentro, e assim conseguiam iluminar os bosques escuros.
Depois de cortados, os nabos ganham uma vela e são pendurados pelas crianças em bastões. Depois, participam de uma marcha através dos bairros. Trata-se de uma tradição da parte de expressão alemã da Suíça.
Programação
Sábado, 17
-
19h – Jovens Talentos Friburguenses (Oficina Escola de Artes - Praça Getúlio Vargas, 89)
Sexta-feira, 23
-
19h – Mostra de Cinema Suíço (CDL - Rua Fernando Bizzoto, 39 – Centro)
Sábado, 31
-
10h – Torneio Frialp de Bolão (Nova Friburgo Country Clube)
Gastronomia
(Todas as sextas, sábados e domingos de agosto)
-
Alpendorf Smokehouse, Alpendorf Cervejaria, Massas Castel e Maria Rosti (Praça das Colônias – Suspiro)
Deixe o seu comentário