Depois de um 2019 movimentado e vitorioso, a Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM) buscou reforços, intensificou os treinos e já começa a colher os frutos neste início de temporada. Logo na abertura do Campeonato Estadual Interclubes da categoria principal, a equipe tricolor encarou o América, um dos adversários mais fortes do Estado do Rio, e conseguiu a vitória. O duelo foi válido pela Taça Guanabara, correspondente ao primeiro turno.
No duelo, realizado em Nova Friburgo, a AFFM / Friburguense venceu duas das quatro parciais, empatou uma (10 a 1, 7 a 4, 4 a 7 e 6 a 6) e venceu no placar agregado por 27 a 18. A outra partida da rodada inaugural foi o clássico carioca entre Flamengo e Botafogo, vencido pelo Glorioso por 41 a 5 (parciais de 3 a 9, 1 a 10, 1 a 10 e 0 a 12). O Vasco da Gama folgou no primeiro fim de semana de jogos.
A segunda rodada será realizada no dia 26 de abril, quando o Frizão enfrentará o Botafogo. O outro confronto será entre América e Vasco da Gama enquanto o Flamengo folgará na rodada.
A AFFM / Friburguense já possui um calendário de competições praticamente definido. Dentre os desafios estão o Campeonato Estadual Individual, com as seis etapas – sendo uma em Nova Friburgo - e por equipes, o Campeonato Brasileiro Individual em São Paulo, o Brasileiro por equipes em Caruaru e o Sul-Americano em Val Paraíso, no Chile. Dentre os reforços contratados, estão dois atletas que estavam no Flamengo e são friburguenses. Daniel, por exemplo, foi bicampeão brasileiro Sub-18, em 2017 e 2018, e quarto colocado em Blumenau-SC na última temporada.
Em 2019, dentre os resultados obtidos está a sétima colocação no geral do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa de Equipes, em São José dos Pinhais, no Paraná. O Friburguense foi até as quartas de final, mas acabou sendo derrotado pelo Palmeiras. O Tricolor da Serra venceu a Taça Guanabara na modalidade 12 Toques, mas na decisão do Estadual, realizada em Curitiba, acabou derrotado pelo Vasco, que levou a Copa Rio.
Ainda nesta disputa particular com o cruzmaltino, a equipe de Nova Friburgo conseguiu superar o rival no Campeonato Estadual Interclubes de Futebol de Mesa na modalidade Pastilha. O evento contou ainda com as participações de Bangu e Vasco. Outro momento marcante aconteceu em setembro, quando o ginásio Helena Decache, no bairro Olaria, foi palco para a disputa da Copa do Brasil, modalidade Bola 12 Toques, e Christofer Barres levou o troféu de campeão na categoria adulto.
Na disputa do título estadual individual para as partidas finais da Copa Geraldo Decourt, última etapa do ano, na Categoria Adulto, o mesmo Christofer fechou o pódio em terceiro lugar, com apenas uma derrota no certame. Outros representantes do Tricolor, Marcus Vinicius foi o sexto e Pabinho o oitavo colocado. A competição foi vencida pelo atleta Nando, do Vasco.
Deixe o seu comentário