Abril começa com possibilidade de mudanças no clima

Confira a previsão da meteorologia para este quarto mês de 2025
terça-feira, 01 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O mês de abril chegou com previsão de transformações significativas no clima do Brasil, marcando efetivamente o início do outono no país. Pelo menos é o que dizem os institutos de meteorologia. Segundo eles, as condições atmosféricas e oceânicas influenciarão tanto o regime de chuvas quanto as temperaturas.

O primeiro sinal de temperatura amena e friozinho no Brasil deve ter início nesta quinzena. A previsão é que três massas de ar frio atinjam o país derrubando as temperaturas tanto no Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, como nos países vizinhos Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Depois de meses de temperaturas altas, abril deve trazer uma trégua em grande parte do país para aqueles que estão com saudades dos agasalhos e cobertores. Estão previstas três massas de ar frio de origem polar, que devem provocar fazer os termômetros despencarem.

1ª massa de ar polar

Previsão de início ainda nesta semana, mas deve ser mais fraca.

A queda nas temperaturas deve atingir mais o Rio Grande do Sul.

2ª massa de ar polar

Prevista para ocorrer a partir do próximo fim de semana.

A previsão indica queda nas temperaturas em:

  • Santa Catarina, mínima de 19°C;

  • Rio Grande do Sul, mínima de 14°C;

  • Curitiba-PR, mínima de 14°C;

  • Mato Grosso do Sul, mínima de 22°C;

  • São Paulo, mínima de 16°C;

  • Rio de Janeiro, mínima de 18°C em parte do estado; 

3ª massa de ar polar

Prevista entre os dias 12 e 16. Tende a ser a mais intensa do período.

As temperaturas mínimas esperadas são:

  • Santa Catarina, 17°C;

  • Rio Grande do Sul, 14°C;

  • Paraná, 13°C;

  • Mato Grosso do Sul, 18°C;

  • São Paulo, 18°C;

  • Rio de Janeiro, 15°C;

  • Minas Gerais, 18°C.

O tempo esta semana em Nova Friburgo

Segundo o Instituto Climatempo, o clima em Nova Friburgo nestes primeiros dias de abril deve registrar algumas nuvens e chuva passageira. À noite, o céu fica nublado e pode chuviscar. Mínima de 20 e máxima de 28°. Nesta quarta-feira, 2, a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite tempo firme. Mínima de 20 e máxima de 28Cº.

Na quinta-feira, 3, a previsão do tempo é de sol com algumas nuvens. Chuva rápida durante o dia e à noite. A temperatura varia entre 19Cº e 20Cº. Já na sexta-feira, 4, a previsão é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e tarde. À noite há a possibilidade de temporal. A temperatura varia entre 20Cº e 27Cº.

O sábado, 5, deverá ser de sol com muitas nuvens, com chuva pela  manhã e possibilidade de temporal à tarde e a noite. A temperatura varia entre 19Cº e 26Cº. Já o domingo, 6, a previsão é de céu nublado com chuva durante o dia e a noite. Há possibilidade de pancadas à tarde. À noite, a chuva deve diminui, mas não para. Os termômetros devem oscilar entre 14Cº e 22ºC. 

Tendências para o outono

Ainda de acordo com o Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano. Ou seja, ainda que abril comece ameno, o mês, que marca a transição do verão para o outono, deve ter temperaturas acima do que já foi registrado em anos anteriores.

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: