Quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade certa tem agora a chance de fazer o exame estadual de certificação da Rede Ceja (Centro estadual de Educação de Jovens e Adultos), que está com inscrições abertas. O Provão da Rede Ceja, para obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, é destinado a jovens e adultos que tenham, no mínimo, 15 anos completos, e 18 anos completos para obter o certificado de conclusão do ensino médio. São mais de 29 mil vagas ofertadas.
Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma das 59 escolas da Rede Ceja, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A relação completa está disponível em ww.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/. A inscrição é gratuita e deve ser realizada na secretaria das escolas. As provas serão realizadas entre 28 e 30 de abril.
Para obter o certificado, o estudante deverá passar na prova, que será aplicada por área de conhecimento: Linguagens, Códigos (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa); Ciência da Natureza (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.
O Provão da Rede Ceja voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria 569, de 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja nas escolas da rede estadual fluminense. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.
Como se matricular
Escolha a escola através do site: cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/
Faça a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/;
Após a pré-matrícula, vá a escola selecionada e leve os documentos necessários para confirmar a matrícula e ser orientado pelos professores;
Em caso de dúvidas, entre em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.
Deixe o seu comentário