Geralmente apenas os professores são lembrados por terem um dia dedicado à eles — 15 de outubro. Mas os docentes não atuam sozinhos. Para que tudo funcione bem em uma instituição de ensino, para que os alunos possam estar em uma sala de aula, confortáveis, seguros e bem acomodados, é preciso a dedicação e esforço de muitos outros profissionais, unidos por um único objetivo.
Em equipe, desenvolvem o planejamento pedagógico e as ações didáticas; são inspetores, monitores, merendeiras, seguranças; estão nas secretarias, no almoxarifado, nos pátios, nas portarias e em tudo mais que envolve a rotina de uma escola. São profissionais da biblioteca, da cozinha, da limpeza. São muitos!
Daí a importância de celebrar essa classe de trabalhador, valorizar a atuação de todos aqueles que fazem parte do processo educacional no país. Afinal, a educação é a mais importante prestação de contas que a sociedade tem o direito de exigir do Estado. É por meio dela que a sociedade adquire os artifícios e mecanismos necessários para concretizar seus sonhos, transformar suas vidas e de toda a comunidade.
A Lei 13.054/14 instituiu a data como o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 22 de dezembro de 2014, e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.
Segundo o autor do projeto, deputado federal Vicentinho (PT-SP), a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no ambiente escolar e também ajudam na formação das novas gerações.
A mudança da Lei Nacional da Educação inseriu os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação básica, juntamente com os professores e pedagogos e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores em todos os municípios brasileiros.
Resumindo, a data ressalta o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino que auxiliam e estimulam a capacitação dos cidadãos, com compromisso, dedicação, paciência e amor. Ou seja, um profissional da educação vai muito além da função de transmitir conhecimento. Também tem como objetivo formar cidadãos, sendo responsável por estimular a compreensão, autonomia, descoberta, curiosidade e pensamentos.
Parabéns a todos os profissionais que dedicam suas vidas à educação no Brasil!
Deixe o seu comentário