29 de setembro - Dia Mundial do Coração: Previna-se!!

Segundo o Ministério da Saúde, cerca 300 mil pessoas por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio
sexta-feira, 27 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Neste 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, data criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com o apoio das Organização das Nações Unidas. A data tem como objetivo conscientizar a população a respeito de problemas cardiovasculares, incentivando a modificação do estilo de vida, exercícios e lazer. O cuidado com o coração, um dos principais órgãos do corpo humano, deve ser seguido em todas as faixas etárias, desde a infância.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o planeta. E pode ser causada por múltiplos fatores: desde o tabagismo até o diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doenças de Chagas ou Amiloidose Cardíaca entre outros. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ocasionando óbito em 30% desses casos.

 

 

Principais sintomas de problemas cardiovasculares

 

Dor no peito

 

 As dores no peito não estão associadas apenas à doenças do coração: elas também podem estar relacionadas a problemas como gases, ataques de pânico e problemas respiratórios. 

As principais características das dores no peito relacionadas à doenças cardiovasculares (principalmente o infarto agudo do miocárdio) são a intensidade da dor, que costuma ser bem elevada, com sensação de ardência ou como um “aperto no peito”, que se mantêm por mais de 20 minutos. 

 

 

Batimentos irregulares 

 

De modo geral, em repouso um coração saudável bate de maneira regular. As batidas cardíacas irregulares podem ser percebidas quando o ritmo de batimentos do coração é alterado sem a presença de estímulos externos como estresse, esforços físicos, sustos, dentre outros. Dentre os tipos de batidas cardíacas irregulares, podemos citar a bradicardia (quando o coração parece estar batendo devagar demais) e a taquicardia (quando está batendo de maneira acelerada).  

 

 

Tonturas e desmaios 

 

Os sintomas de tonturas e desmaios geralmente estão associados a algum tipo de esforço físico mais intenso, que gere uma redução do fluxo de sangue para o cérebro, ou mesmo a uma baixa importante nos níveis de açúcar no sangue, devido à má alimentação ou desregulação glicêmica em pacientes diabéticos.

No entanto, quando essas tonturas e/ou desmaios ocorrem de maneira recorrente e sem um motivo aparente, é sim, um sinal que merece atenção, pois pode indicar que algo está errado com a saúde cardiovascular.

Inchaço nas pernas 

O inchaço é mais um dos sintomas associados à possibilidade de insuficiência cardíaca. A explicação é que, nesses casos, o coração não tem força para bombear o sangue com a pressão necessária, causando retenção de líquidos nas extremidades, especialmente nas pernas.

Vale lembrar que há outras possíveis razões para o inchaço nas pernas, como problemas no fígado ou nos rins. Portanto, na dúvida, deve-se buscar avaliação médica para investigação do quadro.

Possíveis sintomas de coração grande

O coração grande ou cardiomegalia é um sinal de outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e problemas nas válvulas do coração ou arritmia. O coração grande ou cardiomegalia é normalmente confundida com uma doença, mas na verdade é mais um sinal de que o coração pode estar com problemas, como uma insuficiência cardíaca por exemplo. Quando já se encontra em estágio avançado, os sintomas do coração grande podem ser:

•    Dor no peito;

•    Inchaços nos membros superiores e inferiores (mãos e pés);

•    Desmaios;

•    Tonturas;

•    Palpitações no coração;

•    Tosses frequentes quando deitado;

•    Falta de ar em repouso ou deitado;

•    Falta de ar em esforço físico;

•    Cansaço constante;

•    Inchaço na barriga;

•    Inchaço nos pés, pernas e tornozelos;

•    Fraqueza, mesmo em poucos esforços.

Como evitar/ou reduzir fatores de risco 

Atividade física regular- Pratique exercícios regularmente. A atividade física ajuda a manter o peso sob controle, fortalecendo o coração e melhora a circulação. Para ajudar busque uma atividade que seja agradável.

Alimentação saudável: Mantenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Reduza o consumo de gordura saturada e açúcar. Um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar adequado.

Gestão do estresse: Encontre maneiras saudáveis de gerenciar o estresse, como meditação, ioga ou hobbies relaxantes. O estresse crônico pode afetar negativamente o coração.

Abandone o cigarro: Se é fumante, procure ajuda para parar imediatamente. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Controle do álcool: O consumo de bebida alcoólica deve ocorrer somente com moderação. O abuso de álcool pode prejudicar a saúde cardiovascular.

Dez curiosidades sobre o coração. Entenda a importância desse órgão

1.    O coração começa a bater já na quarta semana de gestação, quando ainda é um pequeno grupo de células;

2.    O coração de uma pessoa adulta é do tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 340 gramas;

3.    O órgão é dividido em quatro partes: dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois ventrículos, responsáveis por impulsionar o sangue nas artérias;

4.    O coração gera seu próprio impulso elétrico, sem depender da função cerebral;

5.     É o órgão que bombeia sangue para o corpo todo em menos de um minuto;

 6.    O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia. O ritmo médio é de 72 batidas por minuto;

7.    O coração da mulher é um pouco mais acelerado, contando-se, em média, oito batidas a mais por minuto em relação ao do homem;

8.    A maior incidência de ataques cardíacos acontece no período da manhã (das 6h às 12h). A pressão arterial costuma aumentar quando a pessoa desperta e inicia as atividades do dia a dia, e em casos de hipertensão, este aumento pode provocar infartos fatais;

9.    Não é à toa que surgiu o ditado: “Ouça o seu coração”. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia apontou que os batimentos cardíacos das pessoas apaixonadas são sincronizados. Nos casais heterossexuais, os corações das mulheres tendem a acompanhar o padrão dos batimentos cardíacos dos corações dos homens;

10.    Rir aumenta o fluxo de sangue no organismo e melhora as funções do sistema vascular.

OLHOS : 

O Dia Mundial do Coração serve ainda como um lembrete de que prevenir as doenças cardíacas é fundamental para uma vida longa e saudável. Portanto, adote hábitos saudáveis, conheça o seu coração.

As doenças cardiovasculares estão muito ligadas aos nossos hábitos e qualidade de vida. O estresse, a alimentação, o sedentarismo e a correria do dia a dia podem afetar diretamente o coração. Viva de forma leve e saudável. Dê importância àquilo que realmente importa!

(Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Instituto Mais Saúde)

*Reportagem da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: