22 de abril: O Dia da Terra

Data foi criada em 1970, sendo um momento para cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza
sábado, 25 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

É comemorado, todos os anos, no dia 22 de abril, o Dia da Terra. A data celebrada este ano na última quarta-feira é extremamente importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta, sendo um momento para cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza e também de mudança de comportamento para que consigamos deixar um planeta saudável para as próximas gerações.

O Dia da Terra foi criado, em 1970, pelo então senador americano Gaylord Nelson. Naquela data, o senador convocou um grande protesto, nos Estados Unidos, que tinha como pauta a poluição. O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provoca no meio ambiente. Depois do grande evento nos Estados Unidos, aos poucos a data consolidou-se ao redor do mundo. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser uma data comemorada em diferentes países. A cada ano, um tema diferente é abordado nele, esses temas são relacionados com a preservação e redução dos nossos impactos negativos no planeta.

Utilize o Dia da Terra para reflexão - ainda mais neste cenário atual em que o mundo está passando. A data não deve ser vista como uma ação isolada e de um único dia, sendo fundamental boas ações durante todos os dias do ano para, assim, conseguir manter nosso planeta o mais saudável possível.

Como ajudar o planeta? 

Medidas simples podem ser adotadas no dia a dia para ajudarmos o planeta. Veja algumas:

  • Economize energia: não deixe as luzes acesas em locais em que não há pessoas no momento; evite deixar eletroeletrônicos em standy by; invista em lâmpadas de LED; e não passe muito tempo no banho.

  • Economize água: diminua o tempo de banho; reaproveite a água da máquina de lavar para lavar calçadas, por exemplo; capte água da chuva; mantenha a torneira fechada enquanto escova-se os dentes; e arrume rapidamente vazamentos.

  • Separe seu lixo em reciclável e orgânico, e sempre descarte o lixo em local adequado.

  • Reduza o consumo de plástico.

  • Utilize menos o carro.

  • Evite comprar coisas que não são necessárias.

  • Ensine outras pessoas como preservar o meio ambiente.

LEIA MAIS

Confira a entrevista com o técnico de informática Andelvan Passos, pai de Haniel e de João, sobre como a paternidade mudou a sua vida

Presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar as crianças a se sentirem seguras

Entre os que comemoram a data, o presente mais escolhido são as roupas, com 44% das respostas, seguido por perfumes, 41%

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra