22 DE ABRIL — DIA DA TERRA

Milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o Dia da Terra para mostrar apoio ao meio ambiente
quinta-feira, 22 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
À medida que a crise climática se torna cada vez mais séria, cada Dia da Terra se reveste de um significado extra. Criado em 1970 nos Estados Unidos, o evento anual reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos tomar para salvar nosso planeta.

Chama atenção o aumento das emissões globais de CO2 que estão de volta aos níveis pré-pandêmicos
O que vem chamando atenção, nos últimos meses, é o aumento dos números mostrando que as emissões globais de CO2 estão de volta aos níveis pré-pandêmicos. Isso, apesar de toda a conversa sobre “cura natural” quando países ao redor do mundo entraram em confinamento. Considerando que precisamos cortar drasticamente as emissões em cerca de 45% até 2030 para manter o aquecimento global em 1,5 ° C, a magnitude do desafio que enfrentamos é clara.

Desde o seu início, em 1970, a data para comemorar a Terra foi fixada em 22 de abril. Este ano, os organizadores definiram três dias de ação climática, de 20 a 22 de abril, mas esperam que dure a semana inteira — tanto que a data também é mencionada como Semana da Terra — por ser um momento em que as questões ambientais ocupam o centro das atenções.

O Dia da Terra original foi fundado pelo senador e ambientalista dos EUA Gaylord Nelson em 1970, para destacar a importância do ar e da água limpos, após um derramamento de óleo em 1969 em Santa Bárbara, Califórnia. O evento contou com surpreendentes 20 milhões de pessoas tomando as ruas em todo os EUA — cerca de 10% da população do país na época.

O evento se transformou em uma campanha internacional em 1990, quando ativistas ambientais pediram a um dos organizadores originais, Denis Hayes, para ajudar a criar outro evento para destacar os desafios ecológicos que nosso planeta enfrenta.

O evento e o tema em 2021

Marcado por milhões de pessoas em todo o mundo, o Dia da Terra é um evento anual projetado para iluminar os graves problemas ambientais que enfrentamos, desde a crise climática até a poluição do ar e o desmatamento. 

Para o Dia da Terra de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para participar de um summit virtual nos dias 22 e 23 de abril para destacar a urgência de uma ação climática mais forte. O evento está sendo transmitido ao vivo por causa da pandemia.

Apropriadamente, o tema deste ano é Restore Our Earth (Restaure Nossa Terra), que enfoca não apenas a necessidade de reduzir nosso impacto no planeta à medida que nos recuperamos dos efeitos da Covid-19, mas também como podemos desempenhar um papel na reparação dos danos que temos provocado. 

“Devemos olhar para os processos naturais, tecnologias verdes e pensamento inovador que podem ter um impacto duradouro e transformador para restaurar nossa Terra”, disse Rogers.

(Fonte: Trechos de artigo da Vogue Internacional/ONU)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: