O Dia Internacional do Yoga é comemorado nesta segunda-feira, 21. A data foi oficializada pela ONU em sua 69ª assembleia geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014. A adoção da data visa a conscientizar sobre os benefícios do Yoga – prática ancestral nascida na Índia que visa à ampliação da consciência e espiritualidade – para um melhor estilo de vida individual e para desenvolver a saúde global.
Escolha da data
O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte. É o dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo. Na perspectiva do Yoga, o Solstício marca a transição para o Dakshinayana (período de seis meses entre o solstício de verão e o solstício de inverno). Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os Gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga). De acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro Guru. O solstício também é considerado uma data especial, quando as influências cósmicas se tornam favoráveis às práticas espirituais.
Relembre o Yoga Day
Um evento que incentiva a prática de atividades físicas e, especialmente, o acolhimento e a harmonia. A segunda edição do Yoga Day nos jardins do Nova Friburgo Country Clube foi realizada em 2018 e reuniu centenas de pessoas ao longo de todo o dia. Realizado pelo Samsara Estúdio, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA e apoio do Nova Friburgo Country Clube, anfitrião do encontro, o dia inteiramente dedicado a essa prática milenar foi organizado pela primeira vez em 2017, em comemoração ao ao Dia Mundial do Yoga. Relembre um pouco como foi clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=af27BtGExsE.
Deixe o seu comentário