12 de outubro - Dia N.S. Aparecida, a padroeira do Brasil

Em Nova Friburgo tem celebrações religiosas em igrejas e o evento Cenáculo com Maria
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Igreja Católica celebra neste sábado, 12, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Por isso, é feriado nacional. Assim como na maioria dos municípios, haverá celebrações religiosas também em Nova Friburgo. Na capela de N.S. Aparecida, no bairro Catarcione, o bispo da Diocese do município, Dom Luiz Lopes Ricci, celebra missa solene às 10h, seguida da Oração do Ângelus, ao meio-dia. Às 17h, haverá missa campal com coroação da imagem de N.S. Aparecida, às 19h e show do Ministério Rainha Aparecida. Na capela da padroeira no loteamento Parada Folly, no distrito de Amparo, a missa solene será às 16h, com o padre Josenias Gonçalves, da Sociedade Joseleitos de Cristo.   

Já na congregação católica Arautos do Evangelho, no Parque São Clemente, a missa solene em louvor à N.S. Aparecida será celebrada neste sábado, às 18h30, na capela de N.S. de Fátima. O Arautos do Evangelho fica na Alameda Visconde de Abaeté, 31.     

Cenáculo com Maria 

Também integra a programação do Dia de N.S.Aparecida em Nova Friburgo mais uma edição do tradicional evento Cenáculo com Maria. A partir das 8h30, devotos da padroeira são aguardados no ginásio do Colégio N.S. das Dores, no Centro, para participar de uma intensa programação que contará com orações, terço, louvores, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa solene presidida pelo bispo Dom Luiz Ricci. O evento este ano contará com a participação do diácono Nelsinho Corrêa e Márcia, da TV Canção Nova. 

A história da santa 

Segundo a doutrina católica, N.S. Aparecida é uma das invocações de Maria, a mãe de Jesus, e foi proclamada como a padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio 11. A história da santa, no entanto, remonta à 1717, quando três pescadores encontraram no Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Jogando novamente as redes encontraram a parte que faltava. Essa descoberta marcou o início de uma profunda devoção que culminou na denominação de “Aparecida” à imagem encontrada. À padroeira do Brasil são atribuídas pelos católicos diversas graças e milagres como a cura de doenças e proteção às famílias brasileiras em casos de doenças ou momentos de perigo e apreensão. Em homenagem à ela foi construído em São Paulo, no atual município de Aparecida uma basílica e depois o Santuário Nacional de N.S.Aparecida que atrai romeiros de todo o Brasil, todos os dias.   

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: