Faltando menos de um mês para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda (próximo dia 29) o número de declarações ainda não entregues preocupa tanto em nível nacional, como também em Nova Friburgo. Dados recentes divulgados pela Receita Federal mostram que a maioria dos contribuintes ainda não acertou as contas com o Fisco, repetindo um comportamento comum dos brasileiros, que é deixar a obrigação para os últimos dias, cenário que também se reflete no município.
Em Nova Friburgo, pelo menos 14.308 contribuintes já enviaram a declaração até esta semana. O número, no entanto, ainda está distante do total registrado em 2025, quando 40.726 declarações foram entregues. A diferença indica que, desta vez, mais de 25 mil friburguenses ainda não regularizaram a situação, faltando poucas semanas para o encerramento do prazo de entrega das declarações, que não será prorrogado, conforme informou o Ministério da Fazenda.
O levantamento também mostra como os contribuintes friburguenses têm optado por enviar a declaração este ano. A maior parte, 76%, utilizou o Programa Gerador da Declaração (PGD), modelo tradicional feito pelo computador. Outros 15,5% recorreram à versão online, enquanto 7,5% optaram pelo envio por aplicativo, o que demonstra um crescimento gradual das plataformas digitais, embora o programa instalado ainda predomine.
No Brasil, quase 60% ainda não entregaram a declaração
No cenário nacional, o ritmo segue semelhante. Quase 60% dos contribuintes brasileiros, equivalente a 18.380.905, ainda não haviam enviado a declaração até o último dia 1º, mesmo com a expectativa da Receita Federal de receber cerca de 44 milhões de declarações do IR neste ano.
Mas, deixar para a última hora pode trazer consequências. Além da multa por atraso, a partir de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido (válido o maior valor), o contribuinte também pode ter o seu CPF marcado com a pendência do IR. A orientação é que os contribuintes organizem a documentação o quanto antes e revisem cuidadosamente as informações antes do envio.
(*) Estagiária com supervisão de Henrique Amorim

Deixe o seu comentário