Segurança no Trabalho: a importância da prevenção e do preparo de equipes

Investir em proteção no ambiente de trabalho passa a ser uma necessidade
terça-feira, 24 de fevereiro de 2026
por Isabella Rodrigues (*)
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A prevenção de acidentes, especialmente incêndios e situações de emergência, depende de planejamento, capacitação e do envolvimento direto dos colaboradores. Incêndios podem ser provocados por diferentes fatores, como curto-circuito, vazamento de gás ou falha humana. Por isso, além da estrutura física adequada, é fundamental que haja pessoas treinadas para agir rapidamente até a chegada do socorro especializado.

A Norma Regulamentadora 23 (NR-23), atualizada em 2022, determina que todas as empresas adotem medidas de prevenção contra incêndios, incluindo sinalização, saídas de emergência desobstruídas e equipamentos apropriados de combate às chamas. No Estado do Rio de Janeiro, o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip) também estabelece diretrizes específicas para edificações comerciais e industriais.

Entre as exigências está a formação de brigadas de emergência. A legislação prevê que, no mínimo, 10% do total de colaboradores sejam capacitados para atuar em situações críticas. Esses brigadistas exercem normalmente suas funções nas empresas, mas, em caso de ocorrência, tornam-se a primeira linha de resposta.

O Treinamento de Brigada de Incêndio não se limita ao uso de mangueiras e extintores. A capacitação inclui ações preventivas, evacuação organizada de pessoas e atendimento inicial em casos de mal súbito ou acidentes.

Mais do que cumprir a lei, as medidas de segurança precisam fazer parte da rotina das organizações. Treinamentos periódicos, simulações práticas e atualização constante das equipes reduzem riscos e podem salvar vidas.

Treinamento em Friburgo

O empreendimento comercial Espaço Arp, por exemplo, iniciou na segunda-feira, 23, seu treinamento anual da Brigada Voluntária de Incêndio (BVI), voltado para funcionários de todos os setores internos. A capacitação inclui combate a princípios de incêndio, evacuação de emergência e primeiros socorros.

Apesar do curso ser interno, a Arp reforçou a importância de cada empresa situada em suas dependências realizar seu próprio treinamento, para evitar situações de risco, especialmente lojas e restaurantes. 

De acordo com Fernando de Castro, técnico de Segurança no Trabalho, o treinamento é feito por empresas credenciadas junto ao Corpo de Bombeiros, que fazem a formação de bombeiros civis e brigadas de incêndio. Em Nova Friburgo, apenas o Centro de Treinamento (CT Serrano) é apto para realizar o treinamento de colaboradores voluntários.

(*) Estagiária com supervisão de Henrique Amorim

  • Foto: Henrique Pinheiro

    Foto: Henrique Pinheiro

  • Foto: Henrique Pinheiro

    Foto: Henrique Pinheiro

  • Foto: Henrique Pinheiro

    Foto: Henrique Pinheiro

  • Foto: Henrique Pinheiro

    Foto: Henrique Pinheiro

  • Foto: Henrique Pinheiro

    Foto: Henrique Pinheiro

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: