Receita facilita quitação de dívidas para pequenos e grandes devedores

Propostas têm prazo de adesão até o dia 31 de outubro de 2025
quarta-feira, 06 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Receita Federal lançou duas propostas de transação para facilitar o pagamento de dívidas tributárias, voltadas tanto a pequenos devedores quanto a empresas com débitos mais expressivos. As medidas são destinadas a contribuintes com ações judiciais ou administrativas em curso, buscando estimular a regularização e desafogar o contencioso tributário.

A primeira proposta é voltada a pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com débitos de até 60 salários mínimos por processo. Nesses casos, é possível obter descontos de até 50% sobre o valor total da dívida (incluindo juros e multas), com parcelamento em até 55 vezes. A adesão pode ser feita até o dia 31 de outubro de 2025, pelo portal e-CAC da Receita Federal.

Já a segunda proposta contempla pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários em discussão administrativa de até R$ 50 milhões. Nesse caso, a Receita oferece descontos de até 65% do valor total, com possibilidade de parcelamento em até 120 meses. Para contribuintes como microempresas, Santas Casas, cooperativas e instituições de ensino, o benefício é ainda maior: redução de até 70% e parcelamento em até 145 meses.

O edital também permite o uso de prejuízo fiscal e base negativa de CSLL para quitar até 30% da dívida remanescente após os descontos. A adesão deve ser feita via processo digital no e-CAC, com apresentação de documentos comprobatórios.

Ambas as propostas têm prazo de adesão até 23h59 do dia 31 de outubro de 2025. Os editais com todas as regras e formulários estão disponíveis no site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal.

 

 Fonte: Receita Federal

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: