Nova Friburgo e a beleza do Natal

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

A arte abraça o Natal com luzes, enfeites, árvores e presépios. Mas a grande beleza está por trás dos nossos olhos, na disposição em apreciar o encantamento que embala cada instante natalino.

A literatura, em todos seus estilos, abraça o Natal. Poesias, contos, romances, crônicas acenam com palavras a comemoração do nascimento de Jesus. Aqui, nesta coluna, vou brindar a cidade de Nova Friburgo pelo modo como está festejando este tempo religioso com tanta criatividade.

Ao passear pelas ruas iluminadas com cores brilhantes, senti vontade de passar a noite admirando cada lugar que estivesse cuidadosamente enfeitado, como as Estrelas de Belém em ambas as margens do rio Bengalas. Logo viajei para a infância e me lembrei da casa da minha madrinha, que ornamentava sua casa em todos os Natais. Ela me abraçou suavemente através das recordações, que amenizaram um pouco as saudades que deixou. O Natal guarda ocasiões em que voltamos ao passado para estar com pessoas que fizeram parte das nossas vidas e partiram para o universo.

Faz bem ter alguns momentos durante o ano em que podemos resgatar coisas que o tempo não teve o cuidado de nos preservar. Cada presépio e árvore enfeitada com bolas coloridas e luzes cintilantes nos oferecem a sensação de que todos os nossos sonhos estão ali, nos acenando. Mesmo sendo apenas uma impressão, é um sentimento que reanima e fortalece. Por isso no Natal queremos consertar os afetos machucados e as relações conturbadas, queremos dar as mãos e trocar sentimentos.

Quem planejou o Natal em Nova Friburgo deveria ter isso em mente; tinha a intenção de dar felicidade a sua gente, oferecendo, a quem anda pelas ruas do centro da cidade, alegria e o desejo de compartilhar emoções. De abraçar.

A Alberto Braune contém um convite aos pais a dar as mãos aos filhos para um simples e afetivo passeio natalino que pode deixar recordações a serem visitadas a qualquer momento da vida.

A beleza do Natal nos permite sonhar com o amanhã, enquanto esperança viva e produtiva para realizar projetos. Viver é mais do que idealizar, é ter ânimo e disposição para enfrentar as situações desafiadoras, superar medos e inseguranças para concretizá-los. 

Que as luzes natalinas que brilham na cidade sejam inspiradoras e encorajadoras para cada cidadão friburguense. Afinal de contas, viver é experimentar um constante porvir!

Feliz Natal!   

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.