O Serviço Social da Indústria (Sesi) vai oferecer 144 vagas gratuitas para o Ensino Médio na Escolas Sesi de Nova Friburgo com formação técnica em parceria com o Senai. Podem se candidatar ao processo seletivo jovens com no mínimo 14 anos completados até dezembro e que, até lá, já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. As oportunidades são para aulas em turno integral em 2025.
O edital completo está disponível no site www.msconcursos.com.br, onde também podem ser feitas as inscrições, até o próximo 19. A aplicação das provas será presencial no dia 9 de novembro, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs) física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista.
“O Ensino Médio é muito importante para a vida dos jovens e para a entrada deles no mercado de trabalho. O curso da Escola Sesi está alinhado com a nova legislação, com a carga horária prevista pela Base Nacional Comum Curricular, além da formação técnica em parceria com o Senai e outros conteúdos como robótica e arte maker. O currículo conta com 4.200 horas para que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho; e assim possam escolher se querem seguir a carreira acadêmica, entrar na universidade, ou entrar logo no mercado de trabalho”, avalia Vinícius Mano, gerente de Educação Básica do Sesi.
O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao regulamento do SESI. Mais informações também podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.
Os alunos complementam sua formação optando por dois clubes de área de conhecimento a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas para desenvolvimento científico ou com foco na criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.
O Itinerário de Formação Técnica é de acordo com a vocação regional do município. No caso de Nova Friburgo, o curso incluirá aulas voltadas ao Vestuário, Mecatrônica e duas turmas de Desenvolvimento de Sistemas – todas à tarde.
Deixe o seu comentário